Avião elétrico bate recorde de velocidade

O e-Genius, avião elétrico construído na Universidade de Stuttgart, na Alemanha, voa a 165 km/h com duas pessoas a bordo.

Avião elétrico e-Genius – Alemanha

Agora que os carros elétricos já não são mais novidades, um grupo de alemães resolveu construir algo mais interessante: um avião elétrico. O e-Genius, que fez seu primeiro voo em maio, bateu, há alguns dias, os recordes mundiais de velocidade e de distância percorrida.

O avião percorreu 341 km em pouco mais de duas horas com duas pessoas a bordo e atingiu 165 km/h. É um feito inédito para esse tipo de aeronave. Para realizá-lo, a aeronave decolou da sua base em Mindleheim, na Alemanha, subiu a 1.200 metros de altitude e deu várias voltas indo e vindo entre duas cidades. A bordo estavam o piloto Karl Kaeser e o engenheiro Steffen Geinitz.

O e-Genius começou a ser elaborado em 2007 na Universidade de Stuttgart. O projeto tem o patrocínio da Airbus e de outras empresas. Seu desenho básico é o de um motoplanador. O motor elétrico instalado na cauda tem potência de cerca de 80 HP, comparável à de um carro pequeno. Para alimentá-lo, há um banco de baterias com respeitável capacidade. A equipe diz que, mesmo depois de mais de 2 horas de voo, ainda havia carga nele.

O e-Genius vai participar, em setembro, na Califórnia, do Green Flight Challenge, competição de aviões amigáveis ao meio-ambiente patrocinada pela NASA. Nela, estão inscritas aeronaves movidas a hidrogênio, biodiesel, álcool  e eletricidade.

Fonte: Revista EXAME – Jornalista: Maurício Grego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *