Nissan testa sistema solar para recarregar veículos elétricos

A japonesa Nissan Motor já faz testes com um novo sistema de recarga de veículos elétricos que utiliza energia solar. O engenheiro chefe da companhia, Hidetoshi Kadota, mostrou nesta segunda-feira (11) como funciona o posto. Segundo ele, a eletricidade é gerada por 488 células solares instaladas no telhado do prédio da sede da Nissan, em Yokohama. A energia é armazenada em quatro baterias de íon-lítio, a mesma que equipa o modelo Leaf.

De acordo com a Nissan, a eletricidade armazenada é suficiente para recarregar 1,8 mil unidades do modelo elétrico Leaf por ano.

Eng. Chefe da Nissan, Hidetoshi Kadota, mostra o novo sistema para recarregar carros elétricos
(Foto: Koji Sasahara/AP)

O desenvolvimento da tecnologia por parte da montadora japonesa é imprtante porque, embora o interesse é crescente em energias renováveis, como energia solar e eólica, é um grande desafio o armazenamento de eletricidade, que continua a ser caro, sem avanço na tecnologia das baterias.

Outras montadoras japonesas, como Toyota Motor Corp e a Honda Motor, estão trabalhando em projetos semelhantes, como a vinculação híbridos com energia solar, atrelados a chamadas “redes inteligentes” de energia elétrica.

Bateria não é descartada
O sistema criado pela Nissan também possibilita um novo uso para as baterias de íon-lítio, quando o carro elétrico vira “sucata”. Mesmo após anos de uso, as baterias continuam com 80% de suacapacidade.

Fonte: Auto Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *