Volvo desenvolve híbridos com autonomia estendida

Carsale – A Volvo anunciou que está desenvolvendo três carros híbridos (com motor a combustão associado a elétrico), com autonomia estendida entre 1.000 e 1.100 quilômetros, que devem ser colocados comercialmente no mercado a partir do primeiro trimestre de 2012. São os modelos C30 e V60, dotados de motor a gasolina de apenas três cilindros, com potência entre 60 cv e 190 cv, e auxiliados por um gerador e um conjunto de baterias.

Volvo C30 Elétrico

A primeira versão é um C30 com motor a combustão de 60 cv, combinado a um gerador de 40 kW, ambos instalados sob o piso do porta-malas. A eletricidade gerada pelo propulsor a gasolina é usada diretamente para abastecer o motor elétrico quando necessário. O motorista poderá escolher, através de um interruptor, e fazer com que esse carregue só as baterias. A autonomia combinada entre os dois sistemas é de mais de 1.110 quilômetros.

A segunda, desenvolvida em um C30, tem motor a combustão de 190 cv acoplado diretamente às rodas traseiras, através de uma caixa de seis velocidades. O conjunto também está associado a um gerador, que pode carregar as baterias do sistema elétrico. O motor elétrico fica sobre as rodas dianteiras e rende 111 cv. Em situação de elevada exigência, a combinação de ambos os motores pode atingir 300 cavalos de potência – a autonomia do carro é mais de 1.000 quilômetros.

A terceira versão é um V60 que usa componentes do C30 mais potente, com a diferença de que ambos estão localizados sob o capô dianteiro. Até 50 km/h, o carro é puramente elétrico. A partir daí, o motor a combustão ajuda o elétrico a movimentar o veículo – ele também pode atuar como um gerador para recarregar as baterias. A autonomia prevista é de  mais de 1.000 quilômetros.

Fonte: Carsale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *