PSA Peugeot Citroën apresenta triciclo elétrico para três pessoas

VéVL tem 100 km de autonomia e atinge velocidade de 110 km/h.
 Veículo calcula perímetro de ação e identificar postos de recarga.

A PSA Peugeot Citroën apresentou nesta segunda-feira (26), no Fórum da Ademe (Agence de l’Environnement et de la Maîtrise de l’Energie – Agência do Meio Ambiente e da Matriz Energética da França), em Paris, um projeto inovador de veículo que tem como proposta fazer evoluir os modos de locomoção no meio urbano. Chamado de VéVL, o “veículo elétrico leve para a cidade”, foi desenvolvido pelo grupo em colaboração com um consórcio de empresas francesas e um laboratório de pesquisa, que se associaram para responder aos desafios da mobilidade do futuro.

Trata-se de um triciclo elétrico para três pessoas, dotado de potência de 20 kW  (27 cavalos) com 100 km de autonomia e 110 km/h de velocidade máxima. O modelo econômico pesa 650 kg e é fácil de manejar, pois possui apenas 7,2 m de diâmetro de esterçamento.
Inteligente, o triciclo consegue indicar, em tempo real, o perímetro de ação do veículo em função de sua autonomia e identificar os postos de recarga acessíveis com a energia disponível.

“O objetivo deste projeto é limitar significativamente a quantidade de energia embarcada, propondo um veículo lúdico que proporciona um grande prazer de dirigir, graças ao motor elétrico e ao seu torque máximo imediatamente disponível, associado a um peso bastante reduzido”, diz o grupo PSA. De acordo com a montadora, o VéLV também respeita as exigências da regulamentação dos veículos particulares em matéria de segurança passiva.

Este conceito destina-se às frotas empresariais, à locação de veículos, a pessoas que pretendam comprar um segundo carro e a inúmeros clientes particulares que desejam melhorar sua mobilidade na cidade.

“O VéLV responde aos novos desafios colocados pelo futuro dos transportes, concorrendo para o desenvolvimento de sistemas de tração elétrica leves e contribuindo assim com todo o setor de veículos elétricos na França, com o apoio da Ademe, descreve o grupo francês.

O Fórum Ademe de inovações é realizado ao longo de um dia dedicado à ação da entidade em matéria de Pesquisa e Desenvolvimento no campo do Meio Ambiente e das Novas Tecnologias. Ele no Palais des Congrès de Paris Porte Maillot, em Paris.

Fonte: Auto Esporte

Um comentário em “PSA Peugeot Citroën apresenta triciclo elétrico para três pessoas

  • 03/03/2013 em 17:28
    Permalink

    esses veículos poderiam estar rodando á muito tempo se não fosse á interferência da industrias petroquimica do mundo em função de sua economia . triciclos bem projetado beneficiaria muito o povo , o transito , diminuindo o índice de acidentes , etc. mas vejo que não á interesse no Brasil por parte do governo . o povo paga por não conhecer o beneficio do triciclos. no lugar de uma moto que é vendida milhões e mata milhares de pessoas por ano . causando prejuízos de todas ás formas . triciculo como este e porque não á motores de moto ? economia etc. sou policial militar e motociclista do M.C FANTASMAS DO ASFALTO-SC atendi muitos acidentes de motos aquelas principalmente usadas para o trabalho como ás 125 cc. por ser fácil de adquirir todo jovem ou não arriscam á vida em ciam de duas rodas andando pela força da gravidade sem ter o minimo noção do perigo . não sabem que são um equilibrista em duas rodas . seria bem vindo sim se os governos as empresas tomasse á frente do conceito triciclo x moto e seus benefícios.JONECIR TAVARES -B.VELHA-SC-RUA-DAVI ESPINDOLA-CENTRO 634.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *