Em 2017 mais de 5% das vendas serão de Veículos Elétricos e Híbridos.

Os veículos “verdes” estão a cada dia ganhando mais participação no mercado, especialmente nos Estados Unidos, onde em 2017 representarão mais de 5% das vendas. Já no mercado global será em torno de 3,1%, é o que diz o estudo da PikeResearch, empresa especializada em pesquisa de tecnologia limpa.

No geral, o maior crescimento dos carros elétricos deverá ocorrer na região Ásia-Pacífico, seguido pela Europa e América do Norte. Até o final de 2011 serão 26 modelos de VE disponíveis na Ásia-Pacífico, 23 na Europa e 10 na América do Norte.

No entanto, uma forte demanda por veículos híbridos elétricos (VHE) na América do Norte levará à disponibilidade de 40 modelos até o final de 2012, versus 14 modelos HEV na Ásia-Pacífico.

Nissan Leaf

Atualmente, nos Estados Unidos, o mercado de veículos “verdes” é liderado por dois modelos: o Chevrolet Volt e Nissan Leaf. Entretanto, a PikeResearch prevê que a Ford deverá investir mais no segmento e sacudirá o mercado. Para a Pike, a Ford provavelmente assumirá a liderança do mercado em 2017 com uma participação de 23,6% no Mercado de veículos  “verdes” nos Estados Unidos.

O Segundo lugar, deverá ser disputado pela Toyota  e General Motors. As pesquisas da PikeResearch não são muito otimistas com relação a Tesla, cujo preço é considerado alto e um limitador do sucesso de vendas da marca.

Modelos de carros elétricos serão priorizados

Chevrolet Volt

Montadoras de todas as partes investem em pesquisa para o desenvolvimento de carros elétricos e híbridos. O Chevy Volt, Coda, Think, FiskerKarma são exemplos de veículos “verdes” que estão recebendo investimentos em aprimoramentos para serem apresentados antecipadamente aos consumidores.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os preços dos VEs variam entreU$32,780 (preço doLeaf) e U$87.400 dólares americanos (FiskerKarma plug-in hybrid). Mas o preço de compra pode ser reduzido com incentivos do governo federal (U$7.500,00) e estadual (U$5.000,00 na Califórnia). Os moradores do Tennessee (ondeoLeaf será construído) contam com incentivo complementar de 2.500 dólares para os primeiros 1.000 carros comercializados.

Vários estados norte americanos oferecem subsídios aos compradores. Também,há um crédito fiscal federal de U$2.000,00 para a instalação de um carregador residencial de baterias. Este montante representa 50% do custo do equipamento, cujo incentivo durará até 31 de dezembro de 2011 e deverá ser renovado por mais um período.

Fonte: Electric CarsReport e The Daily Green

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
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