Volvo XC60 Plug-in Hybrid Concept combina motor a gasolina e eletricidade

A Volvo Car Corporation vai apresentar em um dos salões mais importantes
do setor automotivo o mais novo modelo elétrico da marca. O Volvo XC60
Plug-in Hybrid é a combinação perfeita entre um veículo elétrico, um
híbrido altamente econômico e um potente utilitário esportivo. Com o
toque de apenas um botão, o condutor decide qual motorização vai ser
utilizada.

Volvo XC60 Plug-in Hybrid

“A tecnologia do XC60 Plug-in Hybrid Concept é tão engenhosa quanto
única”, afirmou Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo Car
Corporation. “Você pode aliar a preocupação com o meio ambiente a todas
as características de um automóvel de luxo. Nenhum outro fabricante
alcançou tal nível de perfeição, onde economia, autonomia combinada –
gasolina/eletricidade –, luxo e potência trabalham juntos”, disse.

A tecnologia Plug-in hybrid, que inclui o inédito motor quatro cilindros
da nova plataforma VEA (Arquitetura Ambiental Volvo), vai estar
disponível no mercado em alguns anos. “Mais ainda é cedo para afirmarmos
qual será o primeiro modelo a possuir as novas motorizações”, explicou
Jacoby.

Três carros em um
• O motorista pode escolher entre três modos de condução: Pure, Hybrid ou Power.

No modo Pure, o veículo é impulsionado somente por um motor elétrico
até sua máxima autonomia. A capacidade é aproximadamente 56 quilômetros
(pode variar de acordo com o ciclo de condução) com zero de emissões de
poluentes. Já a autonomia no ciclo de condução européia NEDC é de 45
quilômetros.
• O modo Hybrid é padrão quando o veículo é ligado. O
motor a gasolina e elétrico em conjunto proporciona máximo prazer de
condução com mínimo de impacto ambiental. De acordo com a certificação
Européia para condução NEDC, as emissões de poluentes são de 53g/km e
autonomia de aproximadamente 50 km/l. Usando a certificação
norte-americana, que inclui a emissão de poluentes da produção de
energia elétrica, essa economia pode chegar a 23 km/l, o que garante uma
autonomia total de 960 km.
• No modo Power, a tecnologia foi
otimizada para desempenhar o máximo de aproveitamento. O motor a
gasolina de 280 cv e 38,75 m.kgf de torque, combinado com um elétrico
com 70 cv e 20,39 m.kgf de torque, garantem a aceleração de 0 a 100 km/h
em 6,1 segundo.

Desempenho de seis cilindros
As rodas dianteiras do XC60 Plug-in Hybrid são impulsionadas por um
motor a gasolina de quatro cilindros turboalimentado da nova família de
motores VEA. Este motor produz 280 cv e torque máximo de 38,75 m.kgf.
Para garantir o desempenho do veículo, foi desenvolvida uma nova
transmissão de oito velocidades, totalmente inédita.

“No XC60 Plug-in Hybrid Concept apresentamos nosso próximo motor
quatro cilindros, que oferece o mesmo desempenho dos atuais seis
cilindros e consumo inferior aos atuais de quatro cilindros”, explicou o
vice presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Car
Corporation, Peter Mertens.

O veículo conceito entra na categoria de motores T8 da marca, que
enfatiza a combinação dos 350 cv fornecidos pelo quatro cilindros e o
motor elétrico. Este conjunto eleva o modelo para o território ocupado
anteriormente pelos motores de até oito cilindros.

“É hora de pararmos de contar os cilindros”, afirmou Mertens. “Os
motores de com quatro são mais eficientes para reduzir as emissões de
poluentes e o consumo de combustível sem comprometer os desejos dos
consumidores quanto ao prazer de dirigir e ao desempenho”.

Menos peças, peso e consumo de combustível
A família VEA será composta de motores movidos a gasolina, com
injeção direta, e diesel com injeção common rail. Além do sistema de
ignição, os novos propulsores utilizaram turbo de geometria e pressão
variável para maior flexibilidade, oferecendo mais desempenho em
diversos níveis de torque, combinado com o menor consumo.

Esse formato, denominado modular, foi baseado em um padrão de 500 cc
com câmara de combustão aperfeiçoada para melhorar a termodinâmica do
processo. Essa tecnologia ainda permite o desenvolvimento de um motor de
três cilindros.

A plataforma VEA possibilita as seguintes vantagens:
• Número de peças reduzido em 60%, o que permite melhor eficiência de fabricação, qualidade e adaptabilidade.
• Motores 90 kg mais leves
• Economia de combustível em até 35%
• Motores com baixíssimos níveis de emissões para atender as leis de poluentes até 2017

Fonte: O Diário.com (Londrina)

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