Carro mais econômico do Brasil ainda tem preço “proibitivo”

Ford Fusion Hybrid custa R$ 133.900 (Foto: Divulgação)

O Fusion Hybrid com motor 2.5 l é o veículo mais econômico do Brasil,
entre os movidos a gasolina, segundo levantamento realizado pelo
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que
analisou apenas veículos disponibilizados pelas montadoras de forma
voluntária. Com desempenho de 13,8 km/l na cidade, similar a de carros
1.0 l, o híbrido da Ford ficou a frente de carros reconhecidos pelo
baixo consumo, como o Uno Mille (12,7 km/l), o novo Uno (12,5 km/l), o
Palio (12,2 km/l), e o Logan e o Sandero (12,1 km/l). No entanto, a
economia de combustível não faz frente ao preço de R$ 133.900 – cerca de
R$ 50 mil mais caro que a versão com motor a combustão.

Essa diferença de preços tem consequências para o desempenho do carro no
mercado. Em 2011, foram comercializadas cerca de 10 mil unidades de
toda a linha Fusion. O modelo ecológico representou apenas 5% dessas
vendas, ou seja, aproximadamente 500 unidades. Segundo a Ford, desde o
seu lançamento, a diferença de preços entre os modelos da linha se
manteve de forma semelhante, ou seja, os valores não se aproximaram,
tampouco se distanciaram.

Lançado no início do ano passado, o Fusion Hybrid tem as mesmas
dimensões que a versão “normal”. Os equipamentos de segurança também são
parecidos – o híbrido conta apenas com um airbag a mais, voltado para
proteger os joelhos do condutor. Já no interior do veículo, a mudança
está na presença de um painel com duas telas de LCD que informam ao
motorista o nível de carga da bateria, o consumo, indicador de freio e a
utilização dos motores elétrico e a combustão.

Em relação à motorização, o híbrido tem um motor Duratec 2.5 l de 158
cavalos de potência e um elétrico de 107 cavalos, que juntos são
responsáveis pela potência de 193 cavalos. Eles podem atuar de forma
autônoma ou conjunto – até 75 km/h pode utilizar apenas o motor
elétrico. Após essa velocidade, os motores passam a atuar de forma
conjunta. Já os modelos Fusion convencionais têm motores 2.5 l com 173
cavalos e 3.0 l com 243 cavalos.

Outra diferença que impacta no desempenho do veículo está no
ar-condicionado, que no modelo híbrido funciona ligado à bateria, o que
evita de “roubar” força do motor a combustão, como ocorre nos modelos
convencionais

Fonte: Economia – Terra

2 comentários em “Carro mais econômico do Brasil ainda tem preço “proibitivo”

  • 03/03/2012 em 04:24
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    Nao sei daonde tiraram esses 5%… Ano passado esse mico não vendeu mais que VINTE unidades.

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