Toyota Prius: em breve para brasileiros

Toyota Prius (foto: divulgação)

Em outubro do ano passado, a Toyota confirmou o início das vendas
aqui, a partir do segundo semestre de 2012, do seu modelo híbrido Prius.
Lançado em 1997, ele foi o primeiro veículo desse tipo produzido em
grande escala e já contabiliza 2,3 milhões de unidades comercializadas
em todo o mundo, das quais um milhão apenas nos Estados Unidos.

Para
começar a apresentar o Prius aos brasileiros, a Toyota trouxe
antecipadamente 15 exemplares, para exposição em concessionárias
estratégicas nas principais cidades do País. Os automóveis também estão
sendo cedidos para test drive de imprensa e Automotor pôde avaliar o
híbrido japonês durante uma semana.

A grande atração, como não
podia ser diferente, é seu sistema de propulsão, que combina um motor a
gasolina de 1.798 cm3, com quatro cilindros, e um elétrico de 650 Volts.
Juntos, eles produzem 136 cv de potência. A transmissão continuamente
variável, com infinitas relações de marcha, é o complemento ideal para
esse conjunto motriz.

O foco do Prius é a eficiência energética,
em outras palavras, economia de combustível. E durante o período de
avaliação ele mostrou a que veio: sua média foi de 20 km/l – detalhe,
rodando em trajetos urbanos movimentados, o conhecido “anda e para”
porto-alegrense, e também em estrada de serra, em viagem até Gramado.

Para
quem tem alguma dúvida a respeito da capacidade de um veículo híbrido, o
Prius é esclarecedor. Embora não tenha desempenho de esportivo, o que
não é sua proposta, ele atende muito bem às necessidades normais de um
motorista comum.

Toyota Prius (foto: divulgação)

Mesmo nos trechos íngremes de subida da serra
para Gramado, o Prius desenvolveu bom pique. Na cidade, uma
característica da propulsão elétrica exibiu seu valor: o fornecimento
quase instantâneo de torque, permitindo arrancadas rápidas. A sincronia
harmoniosa entre o motor a combustão e o elétrico impressiona.

O
Prius também conta com a tecnologia conhecida como “KERS” ou freio
regenerativo. Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor
elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em
energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a
convencional do Toyota.

Toyota Prius (foto: divulgação)

O motorista tem à sua disposição quatro
modos de condução, selecionados em botões no console central. No
“Normal”, o sistema de gerenciamento alterna o uso dos dois propulsores
de forma automática.

Ao pressionar o botão “EV”, com o Prius
completamente parado, é ativado o modo 100% elétrico. Esse funciona
somente a baixas velocidades, até 40 km/h, voltando ao “Normal”
automaticamente quando esse limite é excedido ou o motorista pisa fundo
no acelerador.

O modo “ECO” modera a pressão no acelerador e, ao
mesmo tempo, reduz o poder do ar-condicionado, visando a um consumo
ainda menor de combustível. Por fim, o modo “Power” modifica a resposta
do carro, intensificando a potência e o desempenho.

Com seu
design incomum e tecnologia também, o Toyota Prius chamou bastante
atenção pelas ruas. Ele não é exatamente bonito, porém agrada pela
“personalidade” inconfundível.

No interior do modelo, o estilo é
futurístico. Principalmente por causa do “Eco-Monitor”, visor digital
que mostra em tempo real o funcionamento do motor elétrico, o fluxo de
energia despendido e a recuperação de energia nas freadas, entre outras
informações.

A tecnologia não fica restrita à propulsão do Prius.
Ele vem com freios ABS com distribuição eletrônica de força, controle de
tração e estabilidade e assistência à frenagem. Três air bags frontais
(para motorista, passageiro e para os joelhos do condutor), dois air
bags laterais para os passageiros dianteiros e dois air bags de cortina
protegem os ocupantes.

Fonte: Jornal do Comércio RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *