Nissan e Petrobras Distribuidora assinam memorando de entendimentos sobre recarga de veículos elétricos

O acordo permitirá que as empresas estudem a infraestrutura,
produtos e serviços necessários para atender a demanda dos veículos
híbridos plug-in e puramente elétricos pela Rede de Postos Petrobras e a
aderência da BR ao Programa de Mobilidade com Emissão Zero.

A Petrobras Distribuidora e a Nissan do Brasil assinaram no dia
19 de junho (terça-feira), um memorando de entendimentos para estudar a
expansão da infraestrutura para recarga de veículos elétricos. O evento
de formalização do acordo foi realizado na sede da BR, no Rio de
Janeiro, com a presença do presidente da Petrobras Distribuidora, José
Lima de Andrade Neto, e do diretor-geral da Nissan, François Dossa.

O acordo permitirá que as empresas estudem a infraestrutura,
produtos e serviços necessários para atender a demanda dos veículos
híbridos plug-in e puramente elétricos pela Rede de Postos Petrobras e a
aderência da BR ao Programa de Mobilidade com Emissão Zero.

Atualmente a Petrobras Distribuidora possui o Eletroposto,
estação inaugurada em 2009 como primeiro ponto com serviços de suporte
para recarga de bateria de veículos elétricos, incluindo bicicletas e
scooters, e que faz parte do conjunto de tecnologias implantadas no
Posto do Futuro Petrobras, localizado na Barra da Tijuca, Rio de
Janeiro.

Eric Noziere, vice-presidente Corporativo da Nissan | François Dossa, diretor-geral da Nissan do Brasil | José Lima de Andrade Neto, presidente da Petrobras Distribuidora | Luiz Claudio Sanches, Diretor da Rede de Postos de Serviço da Petrobras Distribuidora

A parceria entre as duas empresas teve início em 2011 quando a BR
inaugurou o Posto do Futuro e realizou o abastecimento do primeiro
veículo 100% elétrico produzido em larga escala no mundo, o Nissan LEAF.
O acordo indica um passo à frente nas questões de eficiência energética
e da sustentabilidade ambiental.

A experiência da Nissan com veículos elétricos foi um dos
principais fatores para a parceria. Como líder mundial em emissão zero, a
marca firmou mais de 100 parcerias em todo o mundo com os governos,
municípios e outras organizações para criar a infraestrutura necessária e
incentivar políticas que levem os consumidores a ter acesso aos carros
elétricos. A companhia também é a fabricante que está na vanguarda
mundial com a tecnologia das baterias de íon-lítio que equipam o Nissan
LEAF.

Lançado em 2010, o Nissan LEAF tem autonomia de 160 quilômetros
com uma única carga e é capaz de se recarregar completamente em oito
horas, em uma tomada de 220 volts, ou ainda de ter 80% de carga em
apenas 30 minutos, utilizando um carregador de 400 volts. Primeiro
veículo 100% elétrico produzido em larga escala, o Nissan LEAF não emite
poluentes e é produzido a partir de 99% de materiais recicláveis. É
também o veículo elétrico mais vendido no mundo, com mais de 30 mil
unidades comercializadas desde dezembro 2010, seu lançamento mundial,
até maio de 2012.

“A Petrobras Distribuidora já opera, desde 2009, no Rio de
Janeiro, o Eletroposto, que permite a recarga rápida de veículos
elétricos. O objetivo dessa nova parceria é avançar nos estudos, com a
perspectiva de ampliar o serviço na rede de postos Petrobras”, afirmou
José Lima de Andrade Neto, presidente da Petrobras Distribuidora.

“A Nissan acredita na convivência perfeita entre o
desenvolvimento e um planeta mais limpo. O Nissan LEAF é a prova que é
possível a emissão zero de poluentes sem comprometer o conforto da
mobilidade urbana”, afirmou François Dossa, diretor-geral da Nissan do
Brasil. “Essa parceria com a Petrobras Distribuidora reforça nosso
compromisso com desenvolvimento do Brasil, País onde viemos para ficar e
que estamos investindo fortemente”, conclui.

Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico comercializado em
larga escala no mundo, no Posto do Futuro Petrobras, no Rio de Janeiro.

Posto do Futuro Petrobras – O Posto do Futuro Petrobras reúne
tecnologias de interatividade com o consumidor desenvolvidas pela INTEL e
dispõe de sistemas que garantem redução de 50% no consumo de água e 50%
no consumo de luz, utilizando fontes de energia renováveis solar e
eólica que colaboram para este fim.

Nissan no Brasil – Crescendo significativamente nos últimos anos,
a Nissan tem como objetivo atingir 5% de participação de mercado até
2014. Para isso, deve introduzir no mercado brasileiro dez novos
produtos até 2016. Lançados em 2011, o Nissan March e o Nissan Versa
marcaram a entrada da empresa nos dois segmentos de maior volume do
mercado brasileiro, o de compactos e o de sedãs compactos. A Nissan do
Brasil opera hoje com 145 lojas em todo o País, e tem planos de aumentar
esse número para 239, até 2016. Há dez anos produzindo em São José dos
Pinhais, Paraná, a Nissan anunciou o investimento de R$ 2,6 bilhões
para a construção de uma nova fábrica no País, em Resende, estado do Rio
de Janeiro, prevista para entrar em operação em 2014 e com capacidade
de produzir 200 mil carros por ano.

Reforçando seu comprometimento com o País, a Nissan do Brasil
será o patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ e dos Jogos
Paralímpicos Rio 2016™ e do Comitê Olímpico Brasileiro na categoria
Automóveis. Essa parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.500
veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos
Olímpicos Rio 2016™ e do Time Brasil. Esta frota priorizará energia
limpa (etanol ou eletricidade), apoiando os esforços do Comitê
Organizador Rio 2016™ para atingir as metas de sustentabilidade dos
Jogos.

Fonte: Revista Fator

Um comentário em “Nissan e Petrobras Distribuidora assinam memorando de entendimentos sobre recarga de veículos elétricos

  • 22/06/2012 em 20:30
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    Gostei de ver! Brasil botando a mão na consciência.

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