Volkswagen traz protótipo da nova Kombi ao Brasil

Modelo com emissão zero de carbono foi apresentado na Rio+20 

O motor elétrico do e-Bulli poder se carregado em menos de uma hora, tem o equivalente a 115 cv e roda até 300 km

A Volkswagen encontrou o terreno perfeito para cativar possíveis futuros compradores de seu e-Bulli, revisão moderna e sustentável da clássica Kombi.
Nesta quinta-feira (14), a montadora apresentou o protótipo do veículo
elétrico na Rio+20, conferência ambiental internacional da ONU sediada
no Rio de Janeiro.

Sob o capô da minivan, se esconde um motor elétrico que produz até 85 kW de potência – o equivalente a 115 cv – e 27,5 kgfm de torque. Eficiente, leva menos de
uma hora para ser “carregado” numa estação de reabastecimento elétrico. O
suficiente para percorrer até 300 km. Quem quiser transitar
por distâncias maiores, pode contar com a adaptação que o carro possui
para incorporar motores 1.0 ou 1.4 de injeção direta a gasolina e a
diesel. A velocidade também é limitada eletronicamente, atingindo no
máximo 140 km/h.

O conceito idealiza controle do sistema de navegação, telefone, computador de bordo e central multimídia através de iPad

Apesar da estrutura robusta – 3,99 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,70 m da altura – a “nova Kombi” deixa no passado sua função de transportadora de cargas. Agora, o e-Bulli é um veículo de aspecto familiar, com capacidade de transportar até seis pessoas. Mesmo assim, ele mantém um porta-malas considerável. São 370 litros com os bancos erguidos e 1.600 com eles reclinados. Esteticamente, destacam-se as luzes diurnas de LED, o para-choque
suavemente integrado à parte frontal, o teto solar panorâmico e as rodas
de liga-leve de 18 polegadas cromadas e estilizadas.

As inovações do modelo não se limitaram ao abastecimento. O e-Bulli
promete atrelar seu sistema de navegação, telefone, computador de bordo
e central multimídia a um iPad, que atuaria como uma espécie de central
de controle presa no console central. A caixa de câmbio – que soaria
ultrapassada – dá lugar um seletor rotativo à direita do motorista. O
sistema de som é o mesmo que a Fender – fabricante americana de
guitarras e amplificadores – desenvolveu para o novo Beetle. Pena que ainda não passa de um conceito.

Fonte: Revista Auto Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *