Custo de bateria de veículo elétrico pode cair 70% até 2025

O custo das baterias de íon de lítio usadas em veículos elétricos pode
cair em mais de 70% até 2025, enquanto a alta do preço do petróleo e os
padrões rigorosos de economia de combustível incentivam montadoras a
fabricarem mais carros com a tecnologia, de acordo com um estudo
divulgado nesta quarta-feira.

A fabricação dessas baterias em uma escala maior representa um terço da
potencial redução de preço até 2025, afirma a empresa de pesquisa de
mercado McKinsey no estudo. A esperada entrada de companhias no setor e a
tecnologia nova herdada de fabricantes de produtos eletrônicos como
Apple também podem ajudar a reduzir o custo das baterias de íon de
lítio, acrescentou a consultoria. “Baterias mais baratas podem
proporcionar uma maior adoção de veículos elétricos, o que
potencialmente afetará os setores de transporte, energia e petróleo”,
declarou a McKinsey.

A consultoria previu que o preço de um conjunto completo de bateria de
íon de lítio cairá de US$ 500 a US$ 600 por quilowatt/hora para US$ 200
em 2020 e US$ 160 até 2025. Se o preço da gasolina ficar em torno de US$
3,50 por galão (3,8 l), ou acima disso, montadoras que compram baterias
por US$ 250 por quilowatt/hora poderão oferecer veículos elétricos que
poderão competir com carros e caminhões que usam motores modernos de
combustão interna, que já são agora significativamente mais baratos.

O custo das baterias é um dos maiores empecilhos para uma maior adoção
de veículos de baixa emissão, segundo analistas. O Departamento de
Energia dos Estados Unidos estabeleceu a meta de reduzir o custo do
pacote de bateria para 300 dólares por quilowatt/hora até 2014.

O conjunto de bateria de 23 quilowatts/hora usado no Focus Electric,
primeiro carro elétrico da Ford, pode custar entre US$ 12 mil e US$ 15
mil, afirmou o presidente-executivo da montadora, Alan Mulally, em uma
conferência em abril. Isso sugere que a Ford paga até US$ 652 por
quilowatt/hora. Volumes maiores de produção é o principal fator na queda
dos preços das baterias, afirmam os consultores da McKinsey. Os preços
também podem cair se os fabricantes de baterias aprimorarem seus
processos de manufatura e usarem equipamentos padronizados.

Os custos das baterias também podem cair conforme a indústria de bens
eletrônicos de consumo continuam a fazer avanços no aumento da carga e
da potência das baterias de íon de lítio, segundo o estudo.

Ao longo do tempo, essas melhorias serão aproveitadas na indústria
automotiva, afirma o consultor John Newman, da McKinsey, que também é
autor da pesquisa. As baterias no setor de produtos eletrônicos de
consumo são disponíveis hoje em dia por cerca de US$ 300 o
quilowatt/hora. “É a indústria de eletrônicos de consumo que está
empurrando os custos para baixo”, afirmou Newman.

Fonte: Terra

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