BMW confirma elétrico i3 no Brasil em 2014

Hatch lançará linha “verde” da marca alemã; i8 virá em 2015

Em 2014, o segmento de carros “ecológico” no Brasil ganhará o primeiro integrante da família “i”, da BMW. O hatch elétrico i3 desembarcará no país para brigar com modelos como Chevrolet Volt, Nissan Leaf e Toyota Prius. Embora o governo brasileiro ainda não tenha anunciado qualquer medida que viabilize (em termos de custos) e estimule o consumo desses veículos, o nicho de carros “verdes” é realidade no mundo e promete crescer no Brasil.

Além do i3, a BMW também confirmou a estreia do híbrido i8 para 2015. Este é um legítimo esportivo, apesar do apelo de carro sustentável. Pelos números da fábrica, a aceleração de zero a 100 km/h leva menos de 5 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h. O modelo combina um motor 1.5 litro diesel turbo de 220 cv e 30,5 kgfm de torque a um bloco elétrico capaz de gerar outros 170 cv de potência – mesmo motor que move o 100% elétrico i3.

i8 leva menos de 5 segundos para ir de zero a 100 km/h; cupê combina motores elétrico e 1.5 diesel turbo

De acordo com a BMW, o i8, além de acelerar forte, é capaz de percorrer impressionantes 33,3 km/l. Já o i3 é alimentado por baterias de íon de lítio e não queima combustível. O pacote de baterias leva seis horas para recarregar, e oferece 160 km de autonomia. O desempenho não chega nem perto do i8, mas ainda assim é elogiável: são 8 segundos para arrancar de zero a 100 km/h, com máxima de 150 km/h – limitada eletronicamente.

Por aqui, o i3 vai brigar basicamente com Volt e Leaf, que também são 100% elétricos – ambos já circulam pelas ruas brasileiras, em fase de testes. O japonês Prius é outro rival. Sua estreia está agendada para outubro, no Salão do Automóvel de São Paulo. Contudo, nenhum dos três – nem os BMW – tem preço oficial confirmado, por causa da inexistência de bônus que deixe os valores mais convidativos. O Prius, por exemplo, deve custar R$ 150 mil.

Fonte: Revista AutoEsporte

Um comentário em “BMW confirma elétrico i3 no Brasil em 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.