Toyota prepara protótipo elétrico atualizado para Pikes Peak

Veículo estabeleceu o recorde para carros elétricos na edição do ano passado da prova

A Toyota anunciou que irá apresentar uma versão atualizada do seu EV P002 no Pikes Peak International Hill Climb neste verão. O carro estabeleceu o recorde na categoria de veículos elétricos nos cerca de 20 km da subida da colina com um tempo de 10 minutos e 15,380 segundos. A marca espera conseguir melhorar o tempo na edição deste ano da prova.

O P002 é baseado num chassis da fabricante de carros esportivos Radical com motores elétricos com 536cv e 1200Nm de binário às 6000 rpm desenvolvidos pela Toyota Motorsports GmbH (TMG) na Alemanha, com mais 67cv e 300Nm do que a versão anterior do carro. A Toyota enviou o carro para a Toyota Racing Development nos EUA para as modificações aerodinâmicas necessárias para a subida da colina, incluindo a asa dianteira de grandes dimensões.

A marca japonesa refere que fez atualizações recentemente na velocidade do motor do P002 e no binário, o que fez com que rodasse 25 segundos mais depressa em torno do Nordschleife. A Toyota também está a planear alguns ajustes para a versão do carro Pikes Peak.

“O TMG EV P002 tem um histórico perfeito de três recordes em três tentativas, nenhum dos quais foi batido, por isso temos padrões elevados a manter. As melhorias que fizemos no motor deverão permitir níveis de desempenho ainda superiores, o que deve mais uma vez confirmar o TMG EV P002, como o porta-estandarte dos carros de corrida elétricos”, referiu Claudia Brasse, Coordenadora Executiva de Desenvolvimento Estratégico EV da TMG.

Rod Millen irá conduzir o P002 durante a prova. O seu filho, Rhys, estará ao volante de uma versão modificada do Genesis Coupé da Hyundai.

O P002 também detém o recorde de volta mais rápida de um veículo elétrico puro no circuito de Nürburgring Nordschleife.

Fonte: Autoviva – Portugal

Um comentário em “Toyota prepara protótipo elétrico atualizado para Pikes Peak

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *