Kit transforma Fusca clássico em elétrico

Empresário alemão troca motor a pistão por elétrico no modelo mais conhecido da Volkswagen

O som do motor de velho Fusca é inconfundível e inesquecível, uma
espécie de marca registrada do modelo. Mas há quem prefira o Volks sem
som algum ou, melhor, apenas um leve zumbido. É o que fez um empresário
alemão que desenhou um kit que transforma o clássico da Volkswagen em um veículo elétrico, deixando-o silencioso e econômico, além de acabar com a emissão de poluentes.

O inventor do kit é o empresário Sirri Karabag que o instalou num
exemplar mexicano de 1980. O motor traseiro movido à combustão do carro
foi retirado e, no lugar dele foi instalado um elétrico de 23 kW e 15,1
kgfm de torque.

A má notícia é que na frente, onde ficava o porta-malas do Fusca, só
há espaço para a bateria. Refrigerada à água, ela possibilita ao Beetle
elétrico percorrer cerca de 120 km a velocidades de até 115 km/h,
segundo Karabag. A bateria necessita de no máximo cinco horas em uma
tomada doméstica para ficar com a carga completa.

O kit de Karabag traz também outras comodidades ao Fusca. Ele conta
com aquecedor movido a etanol e uma pequena tela sensível ao toque que
funciona como um computador de bordo, contendo informações sobre a
bateria e o motor elétrico. A transmissão original deu lugar a uma
manual de seis velocidades e a tração continua traseira.

Para transformar um Fusca em um carro elétrico com o kit de Karabag, o
comprador terá que desembolsar cerca de R$ 34.000 na Europa. A bateria é
vendida à parte por meio de leasing, no qual o cliente pagará parcelas
mensais de cerca de R$ 300. O kit, infelizmente, ainda não é
comercializado. Em compensação, o empresário garante que serão
produzidas 20 mil unidades dele nos próximos anos. Ah, sim, a invenção
do alemão não é restrita apenas ao Fusca – outros clássicos poderão ser
convertidos em breve.

Por: Marc Frey
Fonte: iG Carros

Um comentário em “Kit transforma Fusca clássico em elétrico

  • 02/11/2016 em 11:14
    Permalink

    bom dia como faço para comsequir um projeto desse para um chevette ano 1976 tração traeira acho que ficaria bom para essa plataforma porque o veiculo com motor so peza 900 kl

    Resposta

Deixe uma resposta para Anônimo Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.