Renault: apoio a Curitiba para torna-se referência em elétricos

Tem novos modelos rodando pela cidade e participa de projetos de mobilidade

A Renault, hoje a montadora que oferece a maior gama de veículos elétricos no Brasil (Twizy, Zoe, Fluence e Kangoo, está participando de projetos importantes para transformar a sua cidade sede, Curitiba (PR), na capital nacional da mobilidade de baixo impacto ambiental. A
partir de junho, a fabricante, que já vendeu 62 elétricos no País, terá
dez novos carros zero emissão rodando pelo município paranaense.

Silvia Barcik, coordenadora do projeto de veículos elétricos da Renault
no Brasil, conta a novidade: “A aliança Renault-Nissan firmou uma nova
parceria com a prefeitura de Curitiba, a Itaipu Binacional e a CEIIA
(Centro para a Excelência e Inovação na Indústria do Automóvel) de
Portugal, para ampliar a frota de carros zero emissão na cidade. O
projeto Curitiba Eco-elétrico compreende, em sua primeira fase, a
utilização de cinco unidades do Zoe, três do Kangoo Z.E e duas do Twizy
nas ruas, parques e praças de Curitiba a partir de junho, durante a Copa
do Mundo, para suporte às atividades culturais, de ronda e
patrulhamento local.”

Ainda segundo a executiva, a fabricante tem outros planos no Paraná em
prol do meio ambiente. Após esta primeira fase do projeto Curitiba
Eco-elétrico, a Renault espera fechar novas parcerias com empresas
privadas, como correios e hotéis, para circulação de mais carros
elétricos e híbridos por lá.

“O nosso objetivo é ampliar a eletrificação na cidade, incluindo até o
uso de bibicletas e motos elétricas, como uma das soluções para diminuir
o impacto da poluição. Em outra etapa, vamos otimizar o uso das
baterias, instalar novos postos de recargas e firmar novas parcerias.
Nosso intuito é de que até 2020 a cidade de Curitiba tenha
infraestrutura para que qualquer pessoa, não só de empresas, possam ter
acesso a meios de tranportes que impactem o mínimo o meio ambiente.
Curitiba está se empenhando para se tornar referência nacional”, explica
Silvia.

SMART GRID
Já em andamento, a Renault apoia o “Smart Grid”, um avançado
projeto-piloto de redes inteligentes de energia elétrica. Idealizada
pela Copel (Companhia Paranaense de Energia), a iniciativa combina uma
série de inovações tecnológicas que vão reduzir o número e o tempo dos
desligamentos na rede elétrica de três bairros curitibanos, medir com
mais precisão o consumo de energia, água e gás a distância,
descentralizar a geração de energia no município, além de servir de
vitrine a várias aplicações que antecipam o futuro da infraestrutura
energética nas cidades.

“Com este projeto, que é fruto de investimento de R$ 50 milhões em 2014,
a Copel vai revolucionar a forma como lidamos com dados de energia
elétrica em Curitiba. Pretendemos alcançar um nível de automação da rede
elétrica em que o monitoramento, a identificação e a transmissão de
informações tornem o nosso sistema mais eficiente. Hoje, o Brasil perde
cerca de 15% da energia gerada, o que daria para abastecer três vezes o
Estado do Paraná”, explica Julio Omori, gerente do departamento de
manutenção e automação da Copel.

Omori diz que a Copel tende a contribuir para o abastecimento do carro
elétrico no Paraná. “O ideal é termos uma rede automatizada, o que será
realidade com o Smart Grid, que sinalize qual o melhor momento para
abstecermos os nossos veículos. Com medidores automáticos a distância, o
proprietário do veículo que recarregá-lo em horários mais críticos, de
maior consumo, poderá ter custos mais altos. Mas, caso a bateria de seu
veículo devolva energia para sua própria residência, será possível
abater as despesas da conta do cliente. Com o uso e monitoramento
inteligente da energia, o carro elétrico pode tornar-se realidade”,
analisa Omori.

Silvia conta que o aproveitamento da bateria do carro elétrico é um dos
temas que já estão sendo analisados. “Ao final de sua vida útil, a
bateria não tem mais potência suficiente para recarregar o veículo, mas
pode ainda servir de fonte para pequenos abastecimentos em residências. O
carro elétrico, portanto, pode no futuro vir a ser uma fonte de
energia.” A gerente compara: “Para recarregar um automóvel elétrico por
uma hora, gasta-se 3,7 kW. Para tomar um banho nesta mesma hora é
preciso mais, o equivalente a 5,4 kW.”

SMART ENERGY
Para incentivar novas tendência tecnológicas focadas no tema “Smart
Energy” (menor consumo), a Renault patrocinou a Conferência
Internacional de Energias Inteligentes, evento realizado de 7 a 9 de
maio na sede da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). O
encontro marca aliança entre a Renault e o Tecpar (Instituto de
Tecnologia do Paraná) em busca de pesquisas para o melhor aproveitamento
de fontes alternativas de energia de baixo consumo e impacto ambiental.

Ainda no meio acadêmico, a Renault apoiou na mesma semana a Conferência
Internacional de Cidades Inovadoras e o Fórum Internacional iCities,
ambos com a finalidade de atrair para Curitiba negócios ligados à
cidades inovadoras e inteligentes. “Pretendemos desenvolver novas
tecnologias no Paraná para produzir diversas formas de energias
renováveis, como solar, eólica, entre outras. Vamos fazer da nossa
cidade um polo integrado da mobilidade”, afirma Júlio Felix,
diretor-presidente do Tecpar.

“Estamos confiante de que o futuro do carro elétrico está cada vez mais
próximo no Brasil. Mesmo sem o apoio do governo federal, que cobra hoje
deste tipo de carro 25% de IPI, a taxa mais alta, a demanda das empresas
por eles só tem crescido, como a da Itaiupu Binacional, que montará 32
unidades do Twizy a partir do início de 2015 e pretende contar como novos modelos futuramente. A Aliança
Renault-Nissan lidera este segmento e desde que comercializou os
primeiros modelos, em 2011, viu mais de 100 mil deles serem entregues no
mundo, sendo mais de 19 mil da marca Renault. Estamos investindo € 4
bilhões e continuaremos a apostar alto, possivelmente com novos modelos,
neste segmento que cresceu 83% de 2012 a 2013”, conclui Carlos
Aparecido dos Santos, responsável pelo programa de elétricos da Renault
na América.

Fonte: Automotive Business

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