Setor de veículos elétricos estimula pesquisas e interage com universo acadêmico

O 10ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, receberá trabalhos acadêmicos voltados ao setor de veículos elétricos de alunos de todo o Brasil

As perspectivas para o segmento de veículos elétricos em 2014 não poderiam ser mais animadoras, muito em função dos pacotes de incentivos para esta categoria que podem ser anunciados ainda neste primeiro semestre. Atento a estes movimentos e preocupado com o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor, o 10ª Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que será realizado de 4 a 6 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, realizará, em sua área de exposições, a apresentação de trabalhos acadêmicos voltados ao setor de veículos elétricos.

Para participar da iniciativa, os estudantes precisam estar matriculados em alguma instituição de ensino superior (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado), de qualquer região do Brasil. Os projetos serão catalogados em duas modalidades, na que poderá ter o projeto apresentado ao público no Congresso de Veículos Elétricos, evento que ocorrerá em paralelo ao Salão; e na que terá o trabalho publicado em um pôster que ficará exposto, nos três dias de evento.

A comissão julgadora será composta por Camila Oliveira, Mestre em Planejamento Energético e coordenadora dos painéis; Fábio Delatore, Doutor em Engenharia Elétrica; Maria Fátima Rosolem, Mestre em Eletroquímica; e pelo Engenheiro Eletricista, Ricardo Takahira. O resultado será anunciado em 30 de junho nos canais oficiais do evento. Para Maria Fátima Rosolem, o evento promove o intercambio de conhecimentos. “Essa é uma oportunidade como poucas de colocar a academia junto com a indústria. Essa interação proporciona o amadurecimento do profissional e ajuda a transformar e a aumentar a base de profissionais para a indústria”, afirma.

Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, o fomento e a disseminação de trabalhos acadêmicos são essenciais dentro do contexto de inovação. Ricardo Takahira explica que hoje as universidades tradicionais não têm um curso especifico de graduação cobrindo os veículos elétricos. Ainda segundo Takahira, a edição anterior do Salão trouxe trabalhos de alta qualidade, e a feira deste ano promete ainda mais. “Esperamos excelência nos projetos de todo o país”, afirmou.

Outra novidade da edição 2014 é que os alunos farão a inscrição de seus trabalhos por meio do site, o que garante agilidade à comissão científica que fará a seleção dos trabalhos. Os candidatos deverão se cadastrar no site oficial do evento (www.velatinoamericano.com.br) até o dia 2 de junho e encaminhar seus trabalhos para aprovação da comissão julgadora.

Sobre o Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias – A 10ª edição do evento tem o objetivo de ser o principal ambiente de negócios na América Latina para o fomento da inovação no campo dos veículos elétricos e trará, nos três dias, as principais novidades do setor, como carros, ônibus, motos, bicicletas, patinetes, cadeiras de rodas, empresas de tecnologia, equipamentos e peças.

Ricardo Guggisberg, diretor do Salão, afirma que o evento vem popularizar os benefícios dos veículos elétricos e acabar com os mitos sobre eles. “É importante que o mercado conheça as novas tecnologias que contribuem para a melhoria do cotidiano. Só com a popularização da mobilidade elétrica é que teremos um aumento na demanda desse tipo de veículo no país, o que fará com que ele se torne cada vez mais acessível no mercado”, afirma o executivo.

 Congresso de Veículos Elétricos – Mantendo a tradição das edições passadas, será realizado o Congresso de Veículos Elétricos, evento paralelo ao Salão, com um extenso programa de debates sobre os principais temas que permeiam o setor dos veículos elétricos no Brasil e no exterior. O congresso contará com a participação dos principais especialistas deste setor, autoridades, representantes de montadoras, formadores de opinião, entre outros, com o intuito de promover a troca de informações qualificadas e networking.

Na edição passada, estiveram presentes nomes como Jayme Buarque de Holanda (diretor da ABVE), Pietro Erber (presidente da ABVE), Jayme Lerner (Ex-prefeito de Curitiba, arquiteto e urbanista), Cyro Boccuzzi (Diretor do Fórum Latino Americano de Smart Grid, entre outros.

Para mais informações sobre o evento, credenciamento para o Salão e o congresso, acesse www.velatinoamericano.com.br/.

Acompanhe o Salão nas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/VeLatinoAmericano
Twitter: @velatinoameric1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *