BMW lança seu 1º carro elétrico no Brasil a partir de R$ 225,9 mil

O chamado i3 tem motor de 170 cavalos e chega a 150 km/h, diz a marca.
Uma segunda configuração do carro oferecida custará R$ 235.950.

Carro elétrico BMW i3

A BMW lança nesta quarta-feira (10), no Brasil, seu primeiro carro elétrico para produção em série. O
preço divulgado pela montadora partirá de R$ 225.950. Uma segunda
configuração oferecida custará R$ 235.950. O i3 -que leva o “i” da
submarca exclusiva para elétricos da montadora alemã- é um compacto com
motor a combustão auxiliar e, no exterior, rivaliza com o Nissan Leaf,
entre outros modelos. No Brasil, a concorrência praticamente não existe:
a venda de carros elétricos esbarra, entre outros aspectos, em altos
impostos de importação e falta de estrutura.

Tanto que o i3 terá a venda limitada a oito cidades, segundo a BMW. É
mais um carro “de imagem” para a montadora, e não um modelo que causará
impacto nas vendas – apesar de a marca dizer que o mercado brasileiro é o
maior da América Latina para o i3.

Equipamentos
A versão “de entrada” do i3 contará, de série, com seis airbags
(frontais, laterais e de cortina), freio autônomo de emergência,
controles de tração e estabilidade, teto solar, sistema de som com tela
de 10,25 polegadas com ConnectedDrive e navegação, ar-condicionado
automático, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve aro
19. O acabamento imita alumínio. Estão disponíveis cinco cores de
pintura, dois tons de prata, dois de cinza e branco.

Já a versão que custa R$ 10 mil  a mais, adiciona ao pacote, rodas de
20 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo, câmera de ré e sensor de
estacionamento dianteiro. O acabamento, neste caso, é de madeira, e há
opção de pintura na cor laranja.

Com motor de 170 cavalos, o hatch é voltado especialmente para centros
urbanos. Ele foi visto pela primeira vez em julho passado, apresentado
em eventos simultâneos em Nova York, Londres e Pequim. O modelo já é
vendido na Europa e nos Estados Unidos, onde custa US$ 41.350 (cerca de
R$ 95 mil na cotação da última terça). O i3 acomoda quatro pessoas.

Como funciona
O i3 é um carro que possui um pequeno motor a combustão que serve
apenas para alimentar as baterias. Por isso, esse tipo também é chamado
de “zero emissão”, porque não libera gases poluentes na atmosfera. Outra
característica desses carros é serem silenciosos, pois não há o ruído
no motor.

A energia que move o carro vem de uma bateria de íon-lítio que, para
carregar completamente, precisa de 8 horas em uma tomada de 220 volts. A
BMW vende, como acessório, por R$ 745 um carregador rápido chamado Wallbox; há uma versão que leva 6 horas e outra de 3 horas.

O motor elétrico pesa 50 kg e desenvolve 125 kW de potência,
equivalente a 170 cavalos, segundo a fabricante. O torque gerado, de
25,5 kgfm, leva o modelo a acelerar de 0 a 60 km/h em 3,7 segundos e de 0
a 100 km/h em 7,2 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h e a
tração, como em todos os BMW, é traseira.

Autonomia
De acordo com a BMW, a bateria do i3 permite que o carro rode de 130 km a 160 km antes da próxima recarga.

No exterior, o motor de dois cilindros e 650 cm³, movido a combustível,
cuja função é apenas manter a energia das baterias, é oferecido como
opcional. Aqui, as duas versões terão o propulsor extra, ampliando a
autonomia em 120 km.

As baterias de íon-lítio têm durabilidade de 100.000 km e garantia de 8
anos, enquanto o restante do veículo possui garantia de 2 anos.

Carbono e alumínio
O compacto ecológico é construído sobre uma plataforma de fibra de
carbono e alumínio, que o tornam mais leve. A BMW diz que a célula de
passageiros, feita de plástico reforçado por fibra de carbono (CFRP)
“anula” o peso extra da bateria.

“É a primeira vez que um carro é basicamente igual ao [conceito] que mostramos 2 anos atrás”, diz em entrevista exclusiva ao G1 o diretor, Peter Schwarzenbauer, responsável pelo pós-venda da marca, no evento de lançamento em Nova York.

Além do i3, a BMW comercializa o “irmão maior” i8 na Europa e nos EUA. O modelo também será oferecido no Brasil, apenas sob encomenda.

Fonte: Auto Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *