Chinesa BYD apresenta o e6, carro 100% elétrico que roda 300 km por recarga

Carro Elétrico BYD E6 no Salão Latino Americano de Veículos Elétricos

Durante o 10ª Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, em São Paulo, a empresa chinesa BYD apresentou ao público brasileiro alguns de seus produtos que prometem dar opções atrativas para quem busca meios de transporte ecologicamente corretos. Na ocasião, a companhia exibiu seu automóvel elétrico movido com base em baterias recarregáveis de alta capacidade, o E6.

Uma mistura de sedã com SUV, o E6 é um veículo totalmente elétrico
que conta com uma bateria de longa autonomia, capaz de rodar mais de 300
km com apenas uma recarga. Além da grande capacidade da bateria
propriamente dita, isso é possibilitado por conta de um sistema de
frenagem regenerativa, que fornece um pouco de força adicional ao carro
sempre que os freios são acionados.

Segundo a fabricante, o tempo médio de recarga em uma residência com
rede elétrica de 220 volts fica entre quatro e cinco horas. No entanto, a
velocidade de reabastecimento completo da bateria pode ser acelerada
para duas horas com o uso de um equipamento especial de alta potência,
vendido separadamente pela BYD.

O ambiente agradece
Além da grande vantagem ambiental proporcionada pela emissão zero de
poluentes pelo e6, outro ponto forte do carro é o seu baixo custo
operacional. De acordo com dados da fabricante, o automóvel consome 19,5
kWh para cada 100 km andados, de forma que a estimativa de gastos fica
em torno de apenas R$ 0,04 por quilômetro rodado – enquanto a gasolina
fica em torno de R$ 0,97 por km.

Com velocidade máxima de 140 km/h, o veículo pode ser usado tanto no
trânsito cotidiano das grandes cidades quando em vias de alta
velocidade, como as estradas. O carro conta ainda com um torque de 450
Nm, podendo atingir 60 km/h em 7,69 segundos. Outra vantagem do
automóvel é que, quando completamente recarregado, ele pode servir por
mais de cinco dias como uma fonte reserva de energia para uma residência
que consuma 12 kWh por dia.

De acordo com a BYD, o modelo já representa uma frota de 650 táxis
públicos na China, onde acumularam 88,4 milhões de km rodados até julho
de 2013. A empresa afirma que os veículos também podem operar em dois
turnos por meio da combinação de uma recarga noturna completa e um
carregamento complementar durante o dia, de forma que poderiam trabalhar
por quase 24 horas.

Investimento pesado
O E6 atualmente está passando pelos processos de avaliação
necessários para que as entidades governamentais brasileiras liberem sua
venda no país, mas a BYD estima que o veículo deve ser liberado para
comercialização nos próximos meses. A companhia atualmente está
avaliando um bom local para instalar sua fábrica no Brasil e ainda está
estudando se vai vender o produto por meio de concessionárias, showrooms
ou pela internet.

Embora o preço final ainda não esteja completamente estabelecido, os
representantes da empresa estimam que o E6 deve ser vendido por pouco
menos e R$ 200 mil cada – o que certamente dificulta a compra por parte
do público final. Com esse valor, o veículo se torna indicado apenas
para quem faz uso intenso de carros, como taxistas, de forma que a
economia com combustíveis eventualmente supere o pesado investimento
inicial.

Por: Leonardo Rocha
Fonte: Tecmundo

5 comentários em “Chinesa BYD apresenta o e6, carro 100% elétrico que roda 300 km por recarga

  • 22/09/2014 em 23:16
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    poxa amigo esse modelo eu ja tinha lido a respeito a muiiiiito tempo atrás , A BYD que significa (Build Your Dream ou construa seu sonho) ja tinha divulgado esse modelo ha muito tempo, eles fabricam ha anos os ônibus elétricos , essa fábrica vende muito no chile em santiago, na argentina no ano passado conseguiram o direito de montar uma fábrica, olha a visão desse fabricante, aqui no brasil e vizinhos temos bastante matéria prima (ferro magnético e cobre) para executar seus projetos,,, abraços e fico feliz pelos carros elétricos…

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  • 07/10/2014 em 23:22
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    Gostaria de saber o preço em outros paises.. Destes R$200 mil, uns R$150 mil devem ser de impostos.. Quanto realmente vai para o fabricante? O custo PT-BRASIL é um absurdo..

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  • 29/08/2015 em 22:59
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    Sem apoio dos Governos Municipais, Estaduais e Federais, o carro elétrico fica inviável aqui no Brasil. Nos EUA quem compra um carro elétrico ganha U$20.000 do Governo……..

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