Ford Fusion Hybrid lidera o crescimento de carros híbridos e elétricos no Brasil

O sedã híbrido da Ford reduziu a diferença de preço em relação aos modelos a gasolina, que caiu de R$30.000 para R$7.000

O modelo respondeu por nada menos que 80% das vendas / Foto: Divulgação/ Ford Motor Company

O Ford Fusion Hybrid está liderando o crescimento do segmento de
veículos híbridos e elétricos no Brasil, que avançou 74% de janeiro a
agosto. O modelo respondeu por nada menos que 80% das vendas, ou seja,
444 das 558 unidades registradas no período. Embora ainda seja pequeno
dentro do volume total do mercado interno – menos de 0,1% – esse número
vem evoluindo rapidamente e já ultrapassa o total comercializado em
2013.

Carro mais econômico do País no ranking do Inmetro/CONPET, o Ford
Fusion Hybrid vem ganhando espaço no mercado desde o lançamento da nova
geração, há um ano. Além de inovações na tecnologia e no design, o sedã
híbrido da Ford reduziu a diferença de preço em relação aos modelos a
gasolina, que caiu de R$30.000 para R$7.000. Com isso, ficou mais
acessível e hoje é cotado em R$128.700.

Essa queda se deve à mudança do motor 2.5 para o atual 2.0, que
permitiu o enquadramento do veículo em uma alíquota menor de tributação
do IPI. “O consumidor é extremamente sensível a preço e ficou mais
atraente investir na nova tecnologia”, destaca Oswaldo Ramos, gerente
geral de Marketing da Ford. “A diferença atual de preço se paga em cerca
de dois anos de uso por conta da economia de combustível proporcionada
pela versão híbrida.”

A primeira geração do Fusion Hybrid vendia uma média de 30 unidades
por mês, a grande maioria por meio de venda direta para empresas. A nova
geração, além de alcançar o dobro do volume mensal, tem 80% das
unidades vendidas no varejo, para o consumidor final.

A expectativa da Ford é que a tendência de aumento de volume
continue. “Ainda é um número baixo se comparado aos Estados Unidos, que
vende cerca de 6.000 unidades do Fusion Hybrid por mês, mas é um início
de mudança do consumidor brasileiro”, diz Oswaldo Ramos.

Requinte sustentável
Primeiro híbrido total do Brasil, o Fusion Hybrid faz 16,8 km/l na
cidade e 14,7 km/l na estrada. Seu sistema propulsor conta com um motor
2.0 a gasolina de ciclo Atkinson e um motor elétrico, alimentado por uma
avançada bateria de íons de lítio, e transmissão continuamente variável
e-CVT controlada eletronicamente.

O carro tem uma potência combinada de 190 cv e pode acelerar até 100
km/h no modo elétrico. Seu sistema de frenagem regenerativo recupera até
95% da energia perdida nos freios. Uma tela no painel, o “Ecoguide”,
ensina o motorista a dirigir de modo mais sustentável com gráficos de
folhas que crescem com a economia de energia.

Vendido exclusivamente na versão Titanium, topo de linha, o Fusion
Hybrid vem completo, com 8 airbags, sistema de estacionamento
automático, câmera de ré, sistema de permanência em faixa, piloto
automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de monitoramento de
pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, assistente de partida em
rampa e sistema Advance Trac com controle eletrônico de estabilidade e
tração. Sistema de conectividade SYNC com tela touch-screen de 8
polegadas e comandos de voz, sistema de acesso inteligente e partida sem
chave, bancos com ajuste elétrico, tomada de 110 V e teto solar
elétrico são outros itens de série.

Fonte: DCI

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