Mitsubishi Outlander PHEV é o primeiro SUV híbrido do Brasil

Carro apareceu pela primeira vez em 2010 como conceito, mas agora ganhou sua versão de rua

Mitsubishi Outlander PHEV

A Mitsubishi anunciou nesta segunda-feira sua nova SUV
híbrida, a Outlander PHEV que será exibida no próximo Salão do Automóvel
de São Paulo, o evento automobilístico mais importante do País que
começa no próximo 30 de outubro.

Produzido no Japão, o carro foi desenvolvido para ser um
híbrido não apenas entre e combustão e os dois motores elétricos, mas
também entre cidade e estrada – cada tipo de direção tem uma autonomia.

Ele apareceu pela primeira vez em 2010 como carro conceito, mas agora ganhou sua versão de rua.

Este 4×4 possui três modos de condução, “100% elétrico” –
considerado ideal para cidade e rodar em trechos curtos. “Híbrido em
série”, o carro ainda é movido por eletricidade, mas o motor de
combustão gera a energia para as baterias e gerador elétrico – esse modo
quando a energia está perto do fim ou para dar mais potência ao carro.

E no “híbrido paralelo” o motor à gasolina atua em
conjunto com o motores elétricos, esse gênero é mais indicado quando uma
potência extra é necessária, como trechos de serra ou direção 4×4 em
trechos off-road.

Destaque que mesmo no sistema de motor 100% elétrico, o
carro consegue atingir até 120 km/h, acima disso a pickup entra
automaticamente em um dos outros dois tipos de direção.

No joystick de mudança de marcha – o carro não tem
sistema de câmbio – ainda possui os botões “charge” para o motor à
gasolina carregar a bateria e o botão “save” para reduzir o uso de
energia elétrica.

O motor elétrico da Outlander PHEV possui 82 cavalos de
potência e sua bateria tem autonomia de 52 quilômetros, em teoria – isso
porque o carro tem um sistema capaz de regenerar a energia por meio de
cinética, similar ao Kers usado nos carros da Fórmula 1.

O sistema de regeneração da SUV é controlado por
borboletas (paddle shifters) com seis níveis restauração, como ao descer
em um trecho de serra.

Este é o segundo carro com células de eletricidade da
fabricante japonesa, o primeiro foi o iMiEV, lançado no Japão em 2009.
“Agora, estamos apresentando um veículo que é mais adequado ao mercado
brasileiro, em que o consumidor pode utilizar o carro em diversas
situações, seja nos centros urbanos ou mesmo em grandes viagens com a
família”, diz Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi no Brasl.

Bateria, assistência e app
A bateria de íon de lítio possui 80 células e tem 12 kWv de capacidade com
tensão de 300 V. A bateria pode ser recarregada em estações de Quick
Charger em apenas 30 minutos ou mesmo por fontes de energia de 220 V (5
horas) ou 110 V (10 horas).

Chama a atenção na Outlander PHEV que, diferente dos
outros modelos de carros híbridos, a bateria que armazena a energia fica
embaixo do carro em sistema selado, no assoalho. Outros híbridos como o
Volt e o iMIev ficam na traseira do carro, tirando o espaço do
porta-malas. Isto permite melhor distribuição do peso do carro e melhor
modo de direção.

A Outlander PHEV ainda possui sistemas de assistências
necessários para um carro elétrico, como o AVAS, para alertar o pedestre
que um carro elétrico – extremamente silenciosos – está próximo e o
FCM, para controlar possíveis obstáculos à frente do veículo acionando
controle de frenagem.

O carro ainda possui piloto automático (ACC), alerta
para mudança de faixa (LDW) e controle de tração (S-AWC). O automóvel da
Mitsubishi também vem com um aplicativo para iOS capaz de controlar as
funções do automóvel à distância, como o ar-condicionado.

O carro será vendido no Brasil apenas no primeiro
semestre de 2015 e vem nas cores preto, branco, cinza e prata. O preço
ainda não foi confirmado.

Fonte: Terra – Economia

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