Confira o ix35 movido a hidrogênio: autonomia de 594 km

Espaçoso e confortável, o veículo possui os mesmos equipamentos do ix35 comercializado no Brasil, mas há
uma diferença na performance

Hyundai ix35 Fuel Cell

A Hyundai mostrou a jornalistas brasileiros, em evento na
Coreia do Sul, um ix35 equipado com célula de combustível, que gera
energia com hidrogênio. O ix35 Fuel Cell, que atualmente é
comercializado em alguns países da Europa, Ásia e Estados Unidos, tem
autonomia de 594 quilômetros com um tanque cheio (700 bar).

O ix35 Fuel Cell é equipado com motor elétrico capaz de
gerar até 136 cavalos de potência. A velocidade máxima do carro é de 160
km/h. Como o hidrogênio fica muito frio no tanque de combustível, o
carro demora entre 30 e 40 segundos para ligar, dependendo do período
que ficou sem ser acionado.

A Hyundai acredita que o crescimento de participação de mercado dos
veículos com célula de combustível irá crescer em forte ritmo até 2020,
atingindo 7,6% de market share no período “Um dos grandes desafios que
temos é fazer esse mercado crescer 25% em cinco anos”, afirmou Sae Hoon
Kim, engenheiro sênior de veículos Fuel Cell da Hyundai.

Contudo, atualmente a empresa produz apenas 200 unidades
do ix35 Fuel Cell, já que as estações de hidrogênio são escassas pelo
mundo. “Nós precisamos de mais estações de hidrogênio para introduzir de
vez esse carro no mercado. Atualmente alguns países têm apenas duas
estações, o que torna esse mercado muito difícil de ser atingido”,
analisou Kim. A Coreia do Sul possui 13 estações de hidrogênio, mas a
maioria pertence a Hyundai, que as utiliza para testes.

“O Japão terá 100 estações de hidrogênio até 2015. Na
Califórnia (EUA), eles investem bilhões de dólares todo ano para ter
novas estações. Contudo, aqui na Coreia ainda não temos nada fechado.
Conversamos com o governo, mas ainda não tivemos nada definido. Temos de
evoluir, já que o hidrogênio é o nosso futuro”, completou o responsável
pelo projeto.

De acordo com a marca, um carro com célula de
combustível demora de três a cinco minutos para ser completamente
abastecido – o que representa uma grande evolução ante as 8 horas
necessárias para um carro elétrico.

O preço do ix35 Fuel Cell não foi divulgado, já que ele
não está introduzido no mercado. Contudo, Sae Hoon Kim estima que os
veículos custem atualmente cinco vezes mais que um produto com motor
comum (no Brasil, o ix35 parte de R$ 98.950). “Não temos um preço
definido porque não produzimos em massa. Com poucas unidades sendo
produzidas, não temos uma estimativa real do preço”, afirmou o
engenheiro do projeto.

Apesar de ser mais caro, o carro tem menor custo para
ser abastecido. De acordo com Kim, um litro de hidrogênio custa cerca de
3 euros na Europa, preço similar ao do litro de gasolina. Contudo, um
veículo equipado com célula de combustível é capaz de rodar até 27,8
quilômetros com apenas um litro de hidrogênio.

Por: Felipe Oliveira
Fonte: Terra – Veículos

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