Carro elétrico chinês estreia no Brasil em 2015

Carro elétrico BYD e6

Fundada em 1995, a chinesa BYD (sigla para “Build Your Dreams”,
“construa seus sonhos”) tem como principal operação a fabricação de
baterias para diversos usos. A marca, que estreou no ramo automotivo em
2003, chegará ao Brasil em 2015. Inicialmente, a empresa venderá por
aqui o monovolume e6, com foco o mercado de taxistas e frotistas.

A BYD
cobrará R$ 1 pelo veículo, mas o motorista terá de pagar uma taxa
mensal. Essa “prestação” equivale ao que um taxista que roda 200 km por
dia gasta mensalmente com gasolina. Ou seja, algo por volta de R$ 2.000.
Com base nos impostos atuais, o carro custaria R$ 200 mil. Segundo a
BYD, a bateria do e6 dura entre 30 e 40 anos e permite rodar até 300 km.

O veículo virá com um transformador que, quando adaptado à uma rede de
220v, permite fazer uma recarga completa em duas horas. De acordo com a
marca, o custo por quilômetro rodado do e6 é de R$ 0,04, contra valores
entre R$ 0,19 e R$ 0,30 dos carros a combustão. A BYD constrói uma
fábrica em Campinas (a 93 quilômetros de São Paulo), que iniciará sua
produção em 2015. A marca planeja construir ônibus elétricos, painéis
solares e baterias. Inicialmente, o elétrico e6 será vendido por aqui
como importado.

Em um teste promovido pela ABVE (Associação Brasileira
de Veículo Elétrico), foi possível dar uma volta com o e6. Em movimento,
só os pneus fazem barulho. O BYD acelera bem até 100 km/h, graças ao
torque instantâneo gerado pelo motor de 122 cv. A carroceria inclina
pouco em curvas. As baterias, alocadas na porção central do assoalho,
ajudam a baixar o centro de gravidade, mas influem diretamente no peso
total: 2.380 kg.

“Nos concentramos na autonomia em detrimento de
desempenho. Utilizamos baterias mais pesadas, mas que podem fazer o
carro rodar por uma distância maior”, afirma Adalberto Maluf Filho,
diretor de marketing e relações governamentais da empresa chinesa.

Por: Rodrigo Lara
Fonte: Bem Paraná

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