Já é possível financiar um Veículo Híbrido ou Elétrico no Brasil

Acordo assinado entre a CAIXA e a Associação Brasileira do Veículo Elétrico – ABVE é marco para o incentivo à aquisição de veículos elétricos por meio de financiamento

Quem nunca desejou dirigir um carro moderno, econômico, silencioso e ambientalmente correto? Essas são apenas algumas das características dos Veículos Híbridos e Elétricos, que são uma realidade nas ruas da maioria dos países da Ásia, Europa e América do Norte. Aqui no Brasil este segmento é ainda pouco conhecido.

Para facilitar o acesso a alternativas sustentáveis de transporte, a CAIXA e a ABVE assinaram acordo de colaboração para a criação e oferta de linha de crédito destinada ao financiamento de veículos elétricos e híbridos leves (automóveis, motocicletas e bicicletas) e infraestrutura (componentes e estrutura para recarrega).

Com o acordo, as duas entidades esperam incentivar a utilização desses veículos no Brasil, contribuindo para o consumo consciente e sustentável, por meio de linhas de crédito aos seus clientes e associados.

“Estamos muito contentes e otimistas com o acordo e acreditamos que ele possibilitará o salto que o mercado brasileiro necessita quando o assunto é mobilidade sustentável”, afirmou Ricardo Guggisberg, Presidente Executivo da ABVE.

A iniciativa atuará no financiamento da comercialização tanto de veículos elétricos (carros, bicicletas, motocicletas, entre outros) e híbridos (carros híbridos), quanto de seus componentes. Além disso, os recursos também poderão ser utilizados por empresas para a instalação e fortalecimento da infraestrutura necessária para os veículos elétricos, o que inclui a locação e modernização de acumuladores de energia (baterias) e a instalação de pontos de abastecimento de energia.

“Somente com uma ação como esta é que vamos conseguir popularizar os veículos elétricos no Brasil, já que o acordo permitirá que qualquer cidadão brasileiro tenha a opção de escolher um automóvel, motocicleta ou bicicleta elétrica quando for adquirir um meio de transporte, com as mesmas facilidades que teria na aquisição de um veículo convencional”, destaca Guggisberg.

“Com o acordo, buscamos atender três pilares essenciais: criar uma linha de financiamento diferenciado ao cliente, incentivar a instalação de postos de abastecimento de energia e buscar soluções para diminuir o custo das baterias, por meio de locação ou outros meios de substituição”, afirma o superintendente de Veículos e Financiamento ao Consumo da CAIXA, Jorge Pedro de Lima Filho.

O acordo vem reforçar as ações da Caixa Econômica Federal no pilar responsabilidade socioambiental, que visam promover a inclusão financeira e a geração de trabalho e renda, com foco no desenvolvimento sustentável da economia regional e nacional. A instituição tem como missão atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.

Sobre a ABVE
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) é uma associação civil de direito privado sem fins econômicos, com a missão de promover a ampla utilização de veículos elétricos no país, para tornar o transporte de pessoas e cargas mais limpo e eficiente, em benefício do bem-estar da população, do meio ambiente e do conjunto dos seus associados. São considerados veículos elétricos os automotores que utilizam pelo menos um motor elétrico para sua tração.

Sobre a Caixa Econômica Federal
Maior banco público da América Latina, a CAIXA é uma instituição presente na vida de milhões de brasileiros. Ao longo de sua trajetória, a CAIXA vem estabelecendo estreitas relações com a população ao atender às suas necessidades imediatas, como poupança, empréstimos, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais. Também dá aos brasileiros a chance de sonhar com uma vida melhor, com as Loterias Federais, das quais detém o monopólio desde 1961.

Desde sua criação, a CAIXA não parou de crescer, de se desenvolver, de diversificar e ampliar suas áreas de atuação. Além de atender a correntistas, trabalhadores, beneficiários de programas sociais e apostadores, a CAIXA acredita e apoia iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil.

Hoje, a CAIXA tem uma posição consolidada no mercado como um banco de grande porte, sólido e moderno. Como principal agente das políticas públicas do governo federal, está presente em todo o país. A rede do banco é composta, hoje, por mais de 67 mil pontos de atendimento.  São 4,2 mil agências e postos de atendimento; 31,5 mil correspondentes CAIXA Aqui e lotéricos; 32,0 mil máquinas distribuídas nos postos e salas de autoatendimento; 02 agências-barco e 18 caminhões-agência. A instituição também disponibiliza aos seus clientes 16,2 mil terminais de autoatendimento compartilhados – Banco24Horas.

Por: Fernanda Dalla Costa

2 comentários em “Já é possível financiar um Veículo Híbrido ou Elétrico no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *