Novo pneu da GoodYear transforma fricção em energia elétrica

Pneu BH-03 da Goodyear que promete transforma fricção em energia elétrica

A Goodyear desenvolveu um pneu que utiliza o calor para transformar a fricção em energia e deste modo carregar um veículo elétrico.

O pneu, denominado BH-03, foi revelado no Geneva Motor Show e combina materiais termoelétricos e piezoelétricos para gerar eletricidade à medida que o pneu gira.

A Goodyear explicou em comunicado que “este pneu utiliza eletricidade através da ação dos materiais no pneu, que capturam e transformam a energia criada pelo calor quando numa viagem normal”.

Segundo o Yahoo, as fibras termoelétricas embutidas no tecido do pneu, convertem a energia gerada pela fricção causada pelo contato com a estrada. Os materiais piezoelétricos podem também capturar energia gerada pela deformação física pela colheita de energia. Contudo, é ainda incerto a quantidade de quilometros que o pneu pode acrescentar, através da energia que produz, ao carro elétrico.

No mesmo evento, a Goodyear aproveitou para apresentar uma nova tecnologia que permite ao pneu adaptar-se às condições do terreno, podendo encher-se ou esvaziar-se automaticamente.

Veja o vídeo do protótipo do pneu BH-03:

Por: Rafael Fernandes
Fonte: Gazeta do Rossio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *