Renault Kangoo Z.E. é o primeiro veículo de entregas elétrico de Minas Gerais

Renault Kangoo Z.E da Patrus Transportes

A Renault vendeu seu furgão elétrico Kangoo Z.E. (Zero Emissão) para a Patrus Transportes, uma das mais importantes empresas de transportes rodoviários do Brasil, sediada em Contagem (MG). Este é primeiro veículo elétrico de entregas a rodar em Minas Gerais, em uma iniciativa sustentável da empresa mineira. O modelo zero emissão de CO2 já é utilizado nas Entregas Porta a Porta (EPP) em Belo Horizonte.

O Kangoo Z.E. é o primeiro furgão 100% elétrico disponível no mercado. A versão amiga do meio ambiente mantém as mesmas qualidades funcionais do Kangoo com motor de combustão interna, idêntico volume de carga (650 kg) e o mesmo padrão de conforto. O modelo é equipado um pacote de baterias de íon-lítio que permite rodar 170 km com uma só carga e pode ser recarregado entre 6 e 8 horas, variando de acordo com a rede de energia da cidade. O motor elétrico é capaz de gerar 44 kW (60cv) e 23,0 kgfm, levando o furgão a uma velocidade máxima de 130 km/h limitada eletronicamente.

Altamente sustentável, o Kangoo Z.E. não emite poluentes na atmosfera e consome somente 3KVA/16A de energia para rodar 120 km, o equivalente a um banho de 15 minutos com chuveiro elétrico. Um dos grandes diferenciais do furgão elétrico é o quadro de instrumentos com indicadores de autonomia, capacidade da bateria e média de consumo instantâneo.

O Renault Kangoo Z.E. foi escolhido pela Patrus Transportes por ser 100% elétrico e homologado para rodar no País, encaixando-se na decisão da empresa de adotar uma política de ações de sustentabilidade. A transportadora promoveu um evento de apresentação do Kangoo elétrico com a participação de dois clientes (Natura e 3M) e do consultor do departamento técnico do Sindicato e da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais (Setcemg e Fetcemg), Luciano Medrado.

MOBILIDADE URBANA ZERO EMISSÃO
À iniciativa da Patrus Transportes, somam-se outros importantes projetos de mobilidade urbana 100% elétrica em curso no País, através de parcerias com instituições como a Itaipu Binacional, CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel), em Portuga, CPFL Energia (Companhia Paulista de Força e Luz), Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Distrito Federal, CEB (Companhia Energética de Brasília) e Grupo TPC.

Em julho do ano passado, os Correios, no âmbito do seu Sistema de Gestão Ambiental cujo objetivo é reduzir em 20% as emissões de gás carbônico até 2020, iniciaram testes com um veículo Kangoo Z.E. para a entrega de encomendas na região central de Curitiba e também em Brasília.

Em Curitiba está em curso também o Projeto Ecoelétrico, com 10 veículos em operação – 5 unidades do Zoe, 3 do Kangoo Z.E e 2 do Twizy. Em Brasília, realiza-se o Projeto Ecomóvel, que reúne sete veículos elétricos Renault – 3 unidades do Zoe, 3 do Kangoo Z.E. e uma do Twizy.

Além dos veículos cedidos em comodato para experimentos, a Renault já comercializou mais de 70 unidades da sua gama Z.E. (Zero Emissão) no Brasil, todas junto a instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia. Em 2014 foram vendidos dois modelos para o Grupo TPC, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, e mais 20 Renault Zoe para a Itaipu Binacional, além de outros 4 Kangoo Maxi Z.E para a CPFL.
Em 2013, a CPFL adquiriu dois carros, Itaipu investiu em 34 Twizy (32 kits para serem montados em Foz do Iguaçu e 2 Twizy prontos para uso), e a Fedex 6 modelos Kangoo Maxi Z.E.

PATRUS TRANSPORTES
Há mais de 40 anos no mercado, a Patrus Transportes é uma empresa prestadora de serviços na área de transporte rodoviário. Atua na distribuição de cargas fracionadas, atendendo desde a indústria fabricante até o comércio varejista. Possui 70 unidades em todo o Sudeste, Sul, Bahia, Sergipe e Ceará.

Fonte: Paran@shop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *