Porsche investirá 1 bilhão de Euros para produzir carro 100% elétrico

Porsche Mission E

A Porsche anuncia o investimento de € 1 bilhão para a produção do seu primeiro veículo 100% elétrico baseado no conceito Mission E, que foi apresentado em setembro deste ano durante o Salão de Frankfurt e com expectativa de chegar ao mercado em até cinco anos. A maior parte do aporte, € 700 milhões, será aplicado na principal fábrica da marca no mundo, a de Stuttgart, Alemanha, onde o modelo será produzido.

O conselho supervisor da montadora deu o sinal verde para dar continuidade ao projeto que deve ampliar a área de produção de carroceria e acrescentar ao complexo industrial uma nova linha de montagem, nova área de pintura e ampliação da fábrica de motores já existente para a introdução de propulsores elétricos. O investimento também contemplará o centro de desenvolvimento de Weissach.

“Com o Missão E estamos estabelecendo uma clara posição quanto ao futuro da marca. Mesmo com o mundo automotivo passando por grandes mudanças, a Porsche mantém sua posição na primeira fila com este fascinante carro esportivo”, declarou Wolfgang Porsche, presidente do conselho supervisor.

“Estamos iniciando um novo capítulo na história do carro esportivo e decididamente assumindo o desafio da mobilidade elétrica. Mesmo com carros esportivos movidos unicamente por baterias, a Porsche se mantém fiel à sua filosofia oferecendo a nossos clientes o modelo mais esportivo e mais tecnologicamente sofisticado em seu segmento de mercado”, complementou Oliver Blume, presidente do conselho executivo da Porsche.

Segundo a empresa, a nova empreitada deve gerar mais de mil novos postos de trabalho. “Este é um dia para comemorar. Conseguimos! Trouxemos o Mission E para Stuttgart-Zuffenhausen e Weissach, onde o futuro tem tradição e isto simboliza uma nova era para as nossas unidades. A digitalização crescerá conosco e a Fábrica 4.0 será um grande desafio tanto para a força de trabalho como para o sindicato e o empregador. Vamos assumir novos enfoques, mas sem abandonar os aspectos sociais. Com a decisão de hoje, a Porsche está pisando fundo, sem restrições à velocidade, rumo ao futuro da indústria e do automóvel”, comemorou Uwe Hück, presidente do conselho de trabalhadores e vice-presidente do conselho supervisor da Porsche.

O CARRO
Com autonomia de mais de 500 km, o conceito Mission E tem entrega potência de 600 hp ou 440 kW e acelera de 1 a 100 km/h em 3,5 segundos. As baterias são íons de lítio e conseguem chegar a 80% da autonomia total em 15 minutos de carga a partir de um sistema de carregamento de 800 volts que foi exclusivamente desenvolvido para o carro, sendo duas vezes mais potente que os atuais sistemas de carga rápida, informa a montadora.

O veículo também oferece a opção de ser reabastecido por sistema sem fio por meio de um conjunto de bobinas instalado no assoalho da garagem.

Fonte: Automotive Business

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *