Primeiro carro elétrico sem bateria é revelado em Aichi

A universidade de tecnologia de Toyohashi e a empresa Taisei revelaram nesta sexta-feira (18), o que eles chamam de o primeiro veículo elétrico sem bateria do mundo, que utiliza pneus especiais que absorvem a energia de uma superfície eletrificada.

Em um teste no campus da universidade, em Toyohashi, província de Aichi, um pequeno carro elétrico se moveu em silêncio em uma rota de testes onde dois caminhos de aço eletrificado foram colocados em paralelo a largura do veículo. Cabos de aço foram adaptados nos pneus do carro para promover a condutividade necessária para que a energia abasteça o veículo.

Depois de dirigir por cerca de 30 metros em uma velocidade de 10 km/h, o professor Takahasi Ohira, que está envolvido no desenvolvimento do veículo, afirmou: “A aceleração foi tranquila e o passeio confortável”.

Veículos elétricos regulares não são funcionais para viagens de longa distância, uma vez que a capacidade elétrica de suas baterias é muito baixa. O recém desenvolvido carro elétrico só pode rodar em estradas eletrificadas.

Ohira afirmou que se as autoestradas fossem preparadas com essa tecnologia, os carros elétricos poderiam operar por distâncias muito maiores. “Nós podemos, então, reduzir o tamanho das baterias para transporte fora das expressas”.

Por: Arianne Niwa
Fonte: IPC Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *