Jaguar apresenta I-Pace, seu primeiro carro elétrico

Conceito revela parte da versão do modelo que será produzido a partir de 2018

Conceito I-Pace da Jaguar

A Jaguar apresentou o conceito I-Pace que revela parte do que será o primeiro carro elétrico da marca e cuja versão para o mercado será produzida a partir de 2018. O veículo de cinco lugares reúne o desempenho de um carro esportivo e a versatilidade de um SUV. Ele está fazendo sua primeira aparição na quarta-feira, 16, no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos.

“O conceito I-Pace representa a nova geração de veículos elétricos que serão produzidos pela Jaguar. Ele é um conceito que traz um design dramático, totalmente voltado para o futuro, um belo interior ― que utiliza materiais a altura da marca ― e alta tecnologia”, disse Ian Callum, diretor de design da Jaguar. “A forma como o conceito foi revelado hoje, pelo uso de realidade virtual, quebrou barreiras e capturou a essência hi-tech deste carro-conceito. Produzimos apenas uma unidade que está em Los Angeles para esse lançamento e, pela primeira vez, a realidade virtual nos permitiu compartilhar isso pelo mundo do jeito mais imersivo possível”, complementa o designer.

Por meio de recursos de realidade virtual, mais de 300 convidados foram transportados para um espaço virtual realista, em que os dois criadores do modelo, Ian Callum e Ian Hoban, foram projetados. De centros de realidade virtual em Los Angeles e Londres, grupos de 66 convidados usaram fones de ouvido HTC Vive Business Edition, alimentados por estações de trabalho Dell Precision que permitiu colocá-los dentro do carro conceito e interagir ao vivo com outros participantes. Os convidados puderam “se sentar” nos assentos virtuais e ao redor de cada um, peça por peça do I-Pace foi sendo construído e ao fim acelerou em um cenário de deserto virtual. Os grupos em ambos os países foram capazes de se comunicar e interagir uns com os outros, ao mesmo tempo em que assistiam os dois designers explicar, em tempo real, o processo de design e a tecnologia por trás do conceito, usando gráficos 3D.

Conceito I-Pace da Jaguar

“Este é um descompromissado veículo elétrico que foi projetado a partir de um papel em branco. Nós desenvolvemos uma nova arquitetura e selecionamos apenas as melhores tecnologias disponíveis atualmente no mundo. O conceito do I-Pace explora plenamente o potencial que veículos elétricos podem oferecer em relação a utilização do espaço, prazer em dirigir e performance”, declarou o diretor de tecnologia da Jaguar Land Rover, Wolfgang Ziebart.

Equipado com motores elétricos de última geração nos eixos traseiro e dianteiro e baterias de lítio de 90 kWh foram desenvolvidos pela própria Jaguar Land Rover, o conceito tem autonomia de 500 quilômetros e pode ser completamente recarregado em pouco mais de 2 horas, com a utilização de um carregador de 50 KW DC. Combinados, esses propulsores desenvolvem 400 cv de potência, a mesma do F-Type SVR, o mais rápido veículo em produção da Jaguar.

“O modelo também oferece uma grande experiência digital, com duas telas sensíveis ao toque que mostram constantemente informações quando e onde o motorista e passageiros precisarem, tudo para limitar a distração do condutor e melhorar a experiência de condução”, complementa Callum.

Fonte: Automotive Business

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *