Audi desenvolve teto panorâmico com células solares

A ideia do sistema é gerar energia para o próprio carro

A Audi anunciou uma novidade inovadora que deve surgir nos seus próximos lançamentos futuros e que evolve a geração de energia solar. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a companhia que faz parte do grupo Volkswagen está desenvolvendo um teto solar integrado com células de energia solar.

A ideia é fazer com que o carro consiga gerar energia para ele mesmo, direcionando toda a produção para determinadas partes do carro que costumam consumir mais deste recurso. A tecnologia está sendo desenvolvida através de uma parceria com outra empresa, a chinesa Hanergy Thin Fil Power.

O teto solar que vai ajudar a alimentar o carro com energia deverá ser lançado no próximo veículo elétrico da empresa. O sistema está sendo criado por uma divisão dentro da Hanergy que é especializada em pesquisas e desenvolvimentos de soluções relacionadas a energia solar. A ideia é que o sistema possa ser facilmente adaptado para que ele possa integrar outros carros elétricos da companhia.

Toda a energia solar que poderá ser produzida com a ajuda do teto elétrico poderá ser utilizada por outros sistemas do veículo, como aqueles responsáveis por manter o funcionamento do ar-condicionado. O cronograma que está sendo trabalhado pelas duas empresas prevê que o primeiro protótipo de carro com essa tecnologia seja lançado no final deste ano.

Apesar das informações que foram divulgadas e do prazo dado para que o sistema seja efetivamente testado nos próximos meses, a montadora não divulgou outros dados referentes a estratégia de produção e de venda, como o volume de investimentos que estão sendo despendidos para o projeto, bem como a estimativa de prazo para que ele possa ser produzido em massa.

Em relação as novidades no setor de carros elétricos que deverão ser lançadas pela Audi nos próximos anos, o cronograma prevê que sejam lançados três modelos diferentes até o final do ano de 2020. Até o ano de 2025, a Audi quer que um terço dos seus carros tenham transmissão totalmente elétrica.

Fonte: SalãodoCarro.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *