Nissan lança a segunda geração do carro elétrico Leaf

Autonomia passa a ser de 400 km, quase a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro. Novo modo de direção dispensa o uso do pedal de freio.

A Nissan lançou nesta quarta-feira (06/09/2017) no Japão a segunda geração do elétrico Leaf. Entre os destaques, estão a autonomia de 400 km, quase suficiente para cobrir a distância entre São Paulo e o Rio de Janeiro.

Como comparação, o novo Tesla Model 3, o carro “popular” da fabricante americana, é capaz de percorrer 345 km com uma carga completa. Outro rival, o Chevrolet Bolt, tem 382 km de autonomia.

O Leaf terá o motor elétrico de 150 cavalos e torque de 32,6 kgfm. Sua bateria pode ser recarregada em 8 horas, mas é possível fazer uma recarga rápida de 80% em 40 minutos.

Nas medidas, o modelo agora tem 4,48 metros de comprimento e 2,70m de entre-eixos. No porta-malas vão 435 litros. Como comparação, um Nissan Kicks tem 4,29m de comprimento, e um Sentra mede 4,64m.

Visual mais conservador
O desenho da nova geração do Leaf é completamente diferente do modelo lançado em 2010. A silhueta do modelo está mais “convencional”, semelhante ao de outros veículos. Por outro lado, os vincos são mais pronunciados e faróis e lanternas ganharam personalidade.

Sem pedal de freio?
O novo Leaf também terá um sistema em que o motorista poderá dispensar o uso do pedal de freio. Mas isso não quer dizer que o Leaf não será capaz de frear. O pedal de freio será inutilizado com o sistema chamado “e-Pedal”.

Funciona assim: Quando o motorista pressiona o pedal da direita, o carro acelera. Se ele alivia o pé, o carro começa a desacelerar. E, se ele tira completamente o pé, o carro para.

Outro recurso que estreia no Leaf é o auxílio de condução Pro Pilot. Ele é capaz de seguir um veículo que vai a frente em uma estrada, por exemplo. O sistema controla acelerador, freio e volante. Também há uma função de estacionamento automático.

E o Brasil?
Na primeira geração, o Leaf teve quase 300 mil unidades comercializadas em 49 países. No Brasil, ele pode ser encontrado em algumas cidades, sendo usado como taxis e viaturas policiais.

A nova geração do Leaf começa a ser vendida no Japão em outubro. Estados Unidos, Europa e Canadá começam a receber o modelo em janeiro do ano que vem. E não há previsão de chegada do veículo ao Brasil.

Fonte: Auto Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *