NIO ES8 é a arma chinesa contra a Tesla

Para tentar barrar o avanço dos carros de Elon Musk, montadora inicia vendas do utilitário elétrico na China por metade do preço do Tesla Model X

Demorou, mas a China enfim apresentou oficialmente sua cartada contra a invasão de Teslas em seu território. Para tentar frear o avanço dos carros de Elon Musk no país mais populoso do mundo, a NIO, startup chinesa com sede na Europa e nos Estados Unidos, mostrou no último final de semana o elétrico ES8. Por ser subsidiada pelo governo de Pequim, a montadora entrou no mercado com preço competitivo. O SUV tem preços que partem de 448 mil yuan, ou R$ 223 mil. Se não é assim tão barato, ao menos chega pela metade do preço do Tesla Model X, oferecido por 836 mil yuan, ou R$ 416 mil.

O ES8 é um carro elétrico com linhas futuristas e que, em termos de design, não deve nada modelos X do Vale do Silício. Além de acomodar sete pessoas, o customizável SUV sairá da fábrica com motores elétricos dianteiros e traseiros capazes de enviar impressionantes 652 cv e 85,6 kgfm para as quatro rodas. Tudo isso possibilita que o grandalhão chegue aos 100 km/h em ínfimos 4,4 segundos. A suspensão é ativa.

Em termos de tecnologia, o belo modelo traz um sistema de inteligência artificial batizado de NOMI, responsável por regular desde a temperatura da cabine e prover a comunicação entre o homem e a máquina, até tirar fotos do ocupantes. O utilitário mede mais de 5,0 metros de comprimento, tem largura aproximada de 2,0 metros e uma distância entre-eixos de 3,01 metros.

Um dos destaques é a possibilidade de troca da bateria em três minutos, segundo a NIO. A bateria de 70 Watts é refrigerada a líquido e tem vida útil de duas mil cargas. A autonomia declarada é de 500 quilômetros, a uma velocidade constante de 60 km/h. Seu coeficiente de arrasto é de 0.29, muito bom para um crossover.

As novidades tecnológicas que chamam mais a atenção são duas: O sistema de assistência ao motorista “NIO Pilot”, composto por 23 sensores que incluem uma câmera frontal trifocal, quatro câmeras externas surround, 12 sensores ultra-sônicos e uma câmera que monitora o motorista. Haja capacidade de processamento: o pacote de hardware e softwares “Mobileye EyeQ4” tem capacidade de computação oito vezes maior do que a de seus antecessores.

Em termos de segurança, mais tecnologia de ponta. O ES8 é o primeiro veículo da marca com corpo e chassi 100% em alumínio, que traz outra liga de alumínio aeroespacial em sua composição, chamada “Série 7003”. Segundo a NIO, o utilitário apresenta a maior quantidade de alumínio do que qualquer carro de produção. O

fundador e presidente da NIO, William Li, foi no mínimo modesto ao afirmar à CNBC que talvez a Tesla venda menos depois que o ES8 estiver nos showrooms. Embora, segundo ele, haja espaço para ambos crescerem em vendas. Ao contrário de outras fabricantes que ficam em cima do muro, o executivo declarou à imprensa internacional que a Tesla é seu principal rival.

A NIO está entre as várias startups que surgiram na China depois da aplicação de incentivos aos fabricantes de automóveis elétricos. Além de ser financiada pela capital do país, a construtora obteve mais de U$S 1 bilhão, ou R$ 3,3 bilhões, liderados pela Tencent Holdings Ltd., o maior e mais utilizado portal de serviços da internet da China, dona de marcas como a Alibaba Group e Baidu, entre outros.

Além da Tesla, a chinesa ainda competirá contra rivais de peso como a Volkswagen e a General Motors. Os planos ousados da fabricante, até 2020, incluem construir mais de 1.100 estações de carregamento de energia, oferecer mais de 1.200 veículos de apoio e outros serviços gratuitos, o que inclui até resgate rodoviário.

Fonte: Revista Auto Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *