CES 2018: Na feira de eletrônicos, algumas marcas de carro preparam novidades

O Salão de Detroit abre sempre a temporada de mostras anuais do setor automotivo nos EUA, mas nos últimos tempos começou a perder parte da atenção em virtude de outro evento, que há pouco tempo atrás, nem estava nos planos de qualquer fabricante de veículos e muito menos do interesse da imprensa especializada.

A CES – Consumer Electronics Show – ocorre sempre no mês de janeiro em Las Vegas, Nevada, mas com foco em tecnologia. No entanto, a mudança no cenário automotivo empurrou o carro em direção à feira americana, devido não só aos modelos elétricos, condução autônoma ou compartilhamento, mas também em conectividade a bordo e serviços de mobilidade.

Byton
Byton

Para 2018, algumas novidades automotivas serão apresentadas na CES, mas não somente por fabricantes já estabelecidos. Algumas startups aparecerão no evento, especialmente de origem chinesa, como é o caso da Byton. A empresa asiática mostrará nos EUA um SUV elétrico e autônomo, que terá sensores de reconhecimento facial e gestos, bem como conexão Wi-Fi 2.0 e 5G. Pouco se sabe sobre o produto, mas a autonomia será de quase 500 km no padrão EPA.

Fisker EMotion
Fisker EMotion

Outro que promete novidades e também um grande impacto na CES 2018 é Henrik Fisker, designer que fundou a Fisker no passado e que recentemente se uniu com ex-executivos das Big Three na VLF. No entanto, isso não impediu que ele desenvolvesse seu carro elétrico de alta performance, o EMotion. Porém, ele vai destacar outra coisa no evento, a desejada bateria de estado sólido, que possui capacidade 2,5 vezes maior que a de lítio.

Com ela, Fisker promete autonomia de mais de 800km com um conjunto de mesmo porte de baterias de lítio atuais. E tem mais, as baterias de estado sólido da empresa podem ser completamente recarregadas em apenas 60 segundos! Henrik promete coloca-las no mercado automotivo até 2023.

Se isso acontecer, será uma revolução tão grande para os carros elétricos, que poderá até acelerar o fim dos motores a combustão. Mas, no caso do EMotion, a empresa não cumprirá o prometido de mostrar o conceito com baterias de grafeno de estado sólido, que teria 644 km de alcance. O veículo da Fisker portará apenas baterias de lítio comuns.

Rinspeed Snap
Rinspeed Snap

A suíça Rinspeed vai mostrar o Snap, conceito de transporte urbano totalmente elétrico e autônomo, que permite mudar de carroceria através de conceito modular. A Faurecia, tradicional fornecedor de componentes automotivos, apresentará uma tecnologia de condução autônoma a bordo da Renault Espace adaptada.

Nissan IMx
Nissan IMx

A Nissan terá o conceito autônomo IMx, que é um crossover elétrico com possível lançamento até 2020. Ele tem autonomia de 600 km e utiliza tecnologia do Leaf. Já a Hyundai mostrará o crossover conceitual FCEV, que promete ser o sucessor do Tucson Fuel Cell, empregando tecnologia mais moderna em células de combustível para melhor rendimento do hidrogênio.

Fonte: Notícias Automotivas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.