Renault EZ-GO. O carro-robô elétrico para as cidades do futuro

Estudo de um futuro da mobilidade, o Renault EZ-GO é o mais recente conceito produzido pela Renault, apontado para uma utilização compartilhada, ambientalmente correta, mas também enquanto solução para descongestionar as grandes cidades do planeta. Resultado do fato de ter sido pensado não apenas como um mero veículo autônomo, mas também um serviço de mobilidade, capaz de funcionar de forma integrada e interligada com a infraestrutura da cidade.

Quanto ao veículo propriamente dito, é descrito pela Renault como um carro-robô de utilização compartilhada, que tanto pode ser operado por particulares como por empresas de transporte de passageiros, funcionando como um complemento aos serviços de transporte já existentes.

Disponível por aplicativo ou em estacionamentos
Disponível através de um aplicativo para smartphone, ou em pontos de estacionamentos específicos nas cidades, o Renault EZ-GO pretende combinar a flexibilidade e conforto dos veículos particulares, com a eficiência, segurança garantido pelos serviços de transporte com condutor.

Desenhado na forma de uma cápsula, não só para facilitar a atuação dos diferentes sistemas de condução autônoma, mas também de forma a proporcionar o máximo de luminosidade natural no habitáculo, este veículo-robô promete ainda um acesso fácil, inclusive, para cadeirantes, graças a uma ampla entrada frontal.

Conceito de carro elétrico autônomo Renault EZ-GO
Conceito de carro elétrico autônomo Renault EZ-GO

Com nível 4 de autonomia
Equipado com nível 4 de autonomia, ou seja, capacitado para manter a distância do veiculo da frente, manter-se ou mudar de faixa de rodagem, e enfrentar cruzamentos ou bifurcações, sem qualquer ajuda humana, o Renault EZ-GO consegue até lidar com situações imprevistas na via, como, por exemplo, um acidente, fruto da conectividade permanente a um centro de monitorização.

Finalmente e a pensar na facilidade de movimentos e segurança, o Renault EZ-GO está ainda equipado com sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL, ao mesmo tempo que anuncia uma velocidade máxima que não ultrapassa os 50 km/h.

O Renault EZ-GO é o primeiro de uma série de protótipos vocacionados para os serviços de mobilidade, que a marca francesa irá mostrar ao longo de 2018, sucedendo assim ao Symbioz.

[Por: Francisco Cruz | Fonte: Razão Automóvel]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.