Auto Esporte: Já dirigimos o BMW i3 reestilizado

Hatch passa por facelift e ganha versão esportiva para se consagrar como a melhor reação das montadoras tradicionais à Tesla.

Difícil falar de carros elétricos e não mencionar a Tesla. A montadora norte-americana, infelizmente ainda uma realidade distante do Brasil, revolucionou a indústria. Depois dela, outras marcas correram atrás de “eletrificar” a linha. Mas ter um bom carro elétrico não significa colocar baterias em um modelo já construído. A BMW sabe disso e partiu de uma folha em branco para criar o i3. O hatch que nasceu para ser ligado à tomada chega à maturidade, com seu primeiro facelift e uma versão esportiva.

Fomos até San Francisco, nos EUA, cidade que é o berço da revolução tecnológica mundial, para conhecer o novo i3 S. E, de cara, tenho uma boa e uma má notícia. A primeira é que a versão S caiu como uma luva no i3 e a segunda é que ela não será vendida no Brasil. Mas o facelift, sim. O modelo chega antes do Salão do Automóvel e custará cerca de R$ 200 mil. O desenho dos para-choques é o mesmo nas duas versões (convencional e S). A diferença é que o esportivo tem mais partes em preto, o que combina muito bem com o teto e as colunas.

As finas rodas aro 20 (5,5 polegadas de tala na frente e 6 atrás) também podem ser pretas na versão S, e a outra novidade é a cor vermelha. Dentro, não há quase mudanças, já que em time que está ganhando não se mexe. Isso porque o i3 tem conquistas icônicas: é o carro elétrico mais vendido da Alemanha e o BMW mais vendido da Noruega, por exemplo.

Painel BMW i3s
Painel BMW i3s

O acabamento do painel reciclado pode incomodar quem só busca luxo, mas faz total sentido para um carro que nasceu para ser sustentável do começo ao fim. A madeira no painel vem do eucalipto, enquanto os bancos de couro são tingidos com extrato de oliveira, a árvore das azeitonas. Tudo em nome de um processo ecologicamente correto. O espaço continua sendo outro trunfo do hatch com portas traseiras tipo suicidas, que aumentam o espaço de entrada e são um charme à parte. A tela gigante de 10,2 polegadas da central multimídia com Connected Drive também merece destaque.

Sob a carroceria de alumínio, capaz de ser erguida por duas pessoas de tão leve, está um dos grandes destaques, o sistema de propulsão elétrica. São 181 cv de potência e 27,5 kgfm de torque disponíveis a todo o instante – a vantagem do motor elétrico. Isso significa que o i3S tem desempenho semelhante ao de um Mini Cooper S, só que sem a vibração, o tranco ou a fumaça de um carro a combustão. A BMW promete 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. A experiência é diferente? Sim, e tão empolgante quanto. Pode acreditar.

O carregamento está mais rápido. 80% da carga são feitos em 40 minutos em uma superestação, comum nas ruas norte-americanas e vendida pela BMW no Brasil. E os 100% chegam em 4 horas. São quase 300 km de autonomia, dependendo do quanto se pisa no acelerador – e vamos combinar que o desempenho do i3 instiga que se ande rápido sempre. Prático, divertido de guiar e esportivo, o i3 é talvez a melhor resposta de uma montadora tradicional ao efeito Tesla. Uma pena o modelo, assim como todos os elétricos, ainda não ser tão difundido no Brasil.

BMW i3s
BMW i3s

Ficha técnica BMW i3s

  • Motor: Elétrico, a baterias de íons de lítio, 94 células e 33 kWh + motor 2 cilindros a gasolina para carregamento das baterias e aumento da autonomia
  • Potência: 181 cv a 4.000 rpm
  • Torque: 27,5 kgfm instantâneo
  • Câmbio: Direto de 1 marcha
  • Direção: Elétrica
  • Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e multilink (tras.)
  • Freios: Discos ventilados (diant.) e (tras.) com regeneração de energia
  • Pneus: 175/55R20 (diant.) e 195/50R20 (tras.)
  • Dimensões: Compr.: 3,99 m/ Largura: 1,77 m/ Altura: 1,57 m/ Entre-eixos: 2,57 m
  • Tanque: 60 litros
  • Porta-malas: 260 litros (fabricante)
  • Peso: 1.315 kg
  • Central multimídia: 10,2 pol., sensível ao toque

[Por: Ricardo Sant’Anna | Auto Esporte]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *