Carro elétrico capaz de chegar a 640 km/h: Sonho ou Realidade?

Para superar todos os recordes de velocidade do carro elétrico, uma equipe de estudantes de engenharia e professores do Centro de Estudos Automotivos da Universidade de Ohio, está desenvolvendo um carro totalmente novo chamado Buckeye Bullet. O veículo será impulsionado por dois motores elétricos projetados e desenvolvidos pela Venturi, e alimentado por baterias prismáticas A123.

Na primeira tentativa, em 2004, a equipe conseguiu resultados invejáveis na pista de Bonneville Salt Flats em Wendover, Utah, ocasião em que o veículo alcançou o recorde de 502 km/h. Agora a mesma equipe está reconstruindo o carro e melhorando a aerodinâmica, para no outono de 2012, quebrar a barreira dos 600 km/h e estabelecer o novo recorde.

Enquanto isso cidades se preparam para receber carros elétricos

Montadoras de várias partes estão anunciando o aumento da produção de carros elétricos para o mercado europeu, norte americano e asiático. Para não frustrar o consumidor, autoridades de diversos países estão se empenhando para oferecer infra-estrutura adequada aos usuários.

Em boa parte da Europa e dos Estados Unidos, novas construções (residenciais ou comerciais) somente são autorizadas com instalações adequadas ao abastecimento do veículo elétrico. Pelo volume de investimentos, parece não haver dúvidas de que o VE irá ganhar as ruas rapidamente. Para se ter uma idéia da expansão dos postos de recarga nos Estados Unidos, basta ver a seguir as principais ações privadas em curso:

• Milbank Manufacturing está aumentando a sua rede de distribuição AeroVironment (Nasdaq: AVAV) para vender carregadores de carro a empresas e consumidores em todo o território Norte Americano.

• ECOtality está construindo o audacioso projeto VE, um plano para instalar 15 mil estações de carregamento ao longo de cinco estados americanos.

• 3M (NYSE: MMM) instalou estações de carregamento para os hóspedes e funcionários em sua sede em St. Paul, Minnesota. As estações farão parte da expansão da rede de ChargePoint, que pode ser localizada pelo iPhone.

• A ChargePoint instalou estações de carregamento em locais estratégicos em todo o país, incluindo Buffalo Wild Wings, Flórida, Minnesota e Kansas.

• General Electric (NYSE: GE) também está se preparando para inaugurar, ainda este ano, a sua rede de abastecimento.

A expectativa é que os fabricantes de automóveis ampliem rapidamente a gama de veículos elétricos, pois pelo que tudo indica, infra-estrutura não faltará. Tomara mesmo que a moda pegue o consumidor brasileiro, para que possam aderi-la o quanto antes e ajudar a reduzir a poluição em nosso planeta.

Pense nisso e ótima semana.

Fonte: HPC Wire e The Motley Fool

Evaldo Costa Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: www.carroeletriconews.blogspot.com
Site: www.icbr.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
Siga no Twitter / LikedIn / Facebook / Orkut: evaldocosta@icbr.com.br

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.