Maceió é a primeira capital do Nordeste a receber veículo híbrido

Maceió será a primeira capital do Nordeste a receber um dos veículos híbridos da marca Honda. A concessionária Taiyo recebe, entre os dias 20 e 23 deste mês, o Honda Insight, que possui fabricação no Japão, Europa e América do Norte e comercialização em dois países da América do Sul: Chile e Argentina.

O carro vai ficar com visitação aberta ao público e a ação faz parte de um projeto que visa sensibilizar o governo na diminuição da alíquota para importação deste tipo de veículo automotivo. Atualmente, o governo trabalha com uma taxa de 22% de imposto, em exceção para os veículos vindos do México, onde o acordo Brasil-México permite que a taxa de importação seja zerada.

Para os demais carros, a taxa de importação fica em 50% do valor do carro. O mesmo aconteceria com o Honda, caso o governo regulamente sua comercialização de carros híbridos aqui no Brasil. Estes tipos de carro, assim como o Insight, possuem dois tipos de motores: um a combustão – como nos demais carros – e um motor elétrico.

O motor elétrico é acoplado em baterias que ficam próximas ao motor a combustão. Ao ser dirigido em baixa rotação, o motor elétrico logo é acionado, automaticamente. Apesar de possuir o nome “híbrido”, ele também funciona a combustível, principalmente em estradas. Uma das maiores vantagens é o seu desligamento automático, quando o carro fica parado por um tempo considerável, como acontece nos sinais de trânsito.

De acordo com Chicuta, gerente de vendas da Taiyo, o carro apresenta uma economia superior a qualquer carro comercializado atualmente. “O carro híbrido, apesar de também funcionar com combustível, chega a rodar 65 km com um litro de combustível dentro da cidade. Ele é, inclusive, menos poluente, agride menos o meio ambiente”, explica.

FUNCIONAMENTO
O carro híbrido é abastecido com gasolina e a queima dos resíduos é reaproveitada para abastecer as baterias que colocam o carro em funcionamento com o motor elétrico. Além disso, são carros extremamente modernos, mais leves e eliminam menos gases poluentes.

A partir do dia 24, o Honda Insight volta a percorrer o Brasil. Saindo de Alagoas, o carro passará ainda pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais, além de outros estados do Sudeste, Norte, das cidades de Recife e Fortaleza, Região Sul e Brasília, onde acontecerá estrategicamente a última parada. Lá, representantes da Honda vão ter encontro com políticos e um dos assuntos da pauta será o valor da alíquota para importação do veículo no Brasil.

Fonte: Gazetaweb

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Um comentário em “Maceió é a primeira capital do Nordeste a receber veículo híbrido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.