Volkswagen Cross Coupé: olhar no futuro

Conceito revela traços dos próximos utilitários esportivos da marca

VW Cross Coupé – Salão de Tóquio

A Volkswagen apresentou no Salão de Tóquio – que acontece entre os dias 3
e 11 de dezembro – o conceito Cross Coupé. O modelo traduz a tendência
da indústria automotiva de incorporar aos utilitários esportivos cada
vez mais características de cupês, como ocorre com BMW X6 e Range Rover
Evoque. O resultado da ideia inicial foi um projeto inovador – e que
deve servir de base para os futuros utilitários esportivos da marca.

Com
quatro lugares – os bancos traseiros são individuais –, o Cross Coupé
valoriza o conforto dos passageiros. Os assentos podem ser dobrados
totalmente para frente, de forma a aumentar a capacidade do porta-malas
de 380 litros para 1.230. Segundo a Volkswagen, o carro-conceito é mais
espaçoso que o Range Rover Evoque. A razão disso é que os eixos foram
colocados nas extremidades da carroceria. Ponto positivo para a nova
plataforma da marca, a MQB – mesma utilizada no Up!. O entre-eixos é de
2,66 m, 3 cm a menos que o Evoque.

Outro foco da Volks na
elaboração do projeto é o baixo consumo. Para isso, o Cross Coupé aderiu
à proposta híbrida. São três motores, sendo dois elétricos e um a
combustão. Sob o capô, na dianteira, estão o propulsor TSI a gasolina,
que gera 149 cv de potência com torque máximo de 21,4 kgmf, e um dos
elétricos, com 54 cv e 18,3 de torque. Os dois podem ser utilizados em
conjunto ou individualmente. Já o terceiro motor atua apenas no eixo
traseiro e só entra em ação quando é solicitada a tração integral ou o
uso isolado de eletricidade para deslocamento. Ele gera 115 cv de
potência com torque máximo de 27,5 kgmf.

Os dois motores
elétricos são alimentados por baterias de íon-lítio que, por sua vez,
são abastecidas pelo motor a combustão ou diretamente por fonte de
energia externa. Além disso, sempre que os freios do Cross Coupé são
acionados, a energia de frenagem é aproveitada para carregar as
baterias. A autonomia no modo elétrico é de 45 km. Mas os motoristas do
Cross Coupé também podem optar por dirigir distâncias relativamente
longas utilizando apenas energia elétrica. O propulsor a gasolina é
acionado automaticamente quando o nível de carga está baixo.

O consumo de combustível é de 2,7 litros a cada 100 km, com emissões de
CO2 de 62 g/km. Apesar do foco na sustentabilidade, o carro-conceito não
deixa a esportividade de lado. A velocidade máxima é de 201 km/h e ele
vai de zero a 100 km/h em apenas 7 segundos. Quando o carro é conduzido
apenas pelo propulsor elétrico, a velocidade máxima se restringe a 120
km/h.

Outras características que definem do Cross Coupé são o
capô longo, as duas barras da grade do radiador integradas com os faróis
de xenôn e as janelas muito baixas, se comparadas às de SUVs
convencionais. A traseira achatada, com lanternas estreitas, vem do cupê
esportivo Scirocco – inédito no Brasil – e as grandes caixas de roda
são herdadas da picape Amarok. Na parte inferior do para-choque
dianteiro há entradas de ar, seguidas pelos faróis de neblina. Típico de
um utilitário esportivo, entretanto, é o pára-choque traseiro robusto,
integrado aos tubos de escape. O modelo ainda conta com rodas de liga
leve de 20 polegadas.

VW Cross Coupé Interior (foto: divulgação)

Os quatro lugares e a riqueza de detalhes
proporcionam um interior mais esportivo do que os de SUVs convencionais.
O painel tem as linhas de um cupê, mas é levantado como o de um
utilitário esportivo. A alavanca do câmbio de sete velocidades é
revestida de couro e tem um formato diferente. Localizado no console
central, um botão permite ao motorista escolher entre três modos de
direção – Sport, Cidade e Offroad. De acordo com a opção selecionada, a
tela funcional varia, mostrando um layout personalizado, com cores
diferentes. Há também um display touchscreen, que mostra todas as
funções do veículo e o sistema de rádio.

Por: Gregório Bandeira de Mello – Auto Press
Fonte: Webmotors

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.