Ônibus que poluem 90% menos começam a circular em Curitiba

Hibribus é movido a eletricidade e a biodisel; é o 1º modelo feito no Brasil. São Paulo também terá ‘ônibus ecológico’ na frota.

Hibribus polui 90% a menos que os modelos convencionais, que têm somente motor a diesel (Foto: Ito Cornelsen/ Divulgação Volvo)

A partir de sábado (29), os primeiros ônibus híbridos produzidos no Brasil começam a circular em Curitiba.
Os veículos movidos a eletricidade e biodiesel, chamados hibribus,
reduzem 90% a emissão de poluentes, na comparação com os ônibus que
circulam atualmente, e 35% o consumo de combustível.

Além disso, o hibribus é mais silencioso, não emite ruídos em cerca de
30% do tempo de operação. O modelo é fabricado na unidade da montadora Volvo em Curitiba, a primeira a produzir o hibribus fora da Suécia, sede mundial da marca.

Os ônibus híbridos começaram a ser fabricados no país em junho e foram
apresentados, no mesmo mês, na Rio +20, conferência da Organização das
Nações Unidas (ONU) realizada no Rio de Janeiro, como exemplo de desenvolvimento sustentável.  Assim como Curitiba, que terá 30 hibribus circulando ainda este ano, São Paulo também contará com 50 modelos ‘ecológicos’.

Tecnologia
O modelo funciona com os dois motores – elétrico e a biodiesel – de
forma independente. O elétrico é usado para arrancar o veículo e
acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. A fonte, que
fica na parte superior do ônibus, também é utilizada como geradora de
energia durante as frenagens.

Já o motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas.
Quando os freios são acionados, a energia de desaceleração é utilizada
para carregar as baterias. E quando o ônibus está parado, no trânsito,
nos pontos de ônibus ou nos semáforos, o motor diesel fica desligado.

A tecnologia aplicada faz com que o valor dos veículos seja 60% maior
que o dos modelos convencionais. Cada hibribus custa R$ 600 mil e tem
capacidade total de 80 passageiros, sendo que para 32 pessoas sentadas.

Trajetos em Curitiba
Na capital paranaense, 30 hidribus vão compor a frota atual de 1.915
ônibus. Os dez primeiros vão fazer a linha Interbairros I, que percorre
os bairros: Centro Cívico, Juvevê, Alto da Rua XV, Centro, Rebouças,
Jardim Botânico, Prado Velho, Água Verde, Batel, Bigorrilho, Mercês, São
Francisco e Bom Retiro, a partir de sábado.

Os outros 20 veículos vão substituir os ônibus que fazem as linhas
Detran-Vicente Machado,  Água Verde-Abranches, Juvevê-Água Verde, e
Jardim Mercês-Guanabara. A previsão é de que estes hibribus estajam
circulando até o fim de outubro. Além disso, em 2013 mais 30 ônibus
‘ecológicos’ devem ser incluídos na frota.

De acordo com o diretor de transportes da Urbanização de Curitiba S/A
(Urbs), Antonio Carlos Pereira Araujo, responsável pelo transporte da
cidade, o usuário terá vantagens ao utilizar o hibribus. “O Interbairros
I será integrado ao restante do sistema. Ou seja, o passageiro entra em
qualquer outro ônibus, de outra linha, e a partir do momento do
pagamento da passagem – com o cartão-transporte – ele tem duas horas
para embarcar em um ônibus da linha Interbairros I, sem pagar outra
passagem. E vice-versa”.

Araujo ainda ressalta que o veículo híbrido compensa pela economia de
combustível, por favorecer a ecologia, poluir menos, emitir menos fumaça
e fazer menos barulho. “A alternativa de tecnologia compensa o
investimento inicial pelos benefícios e depois há um barateamento do
produto”, comentou Araujo.

Fonte: G1 – Paraná

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