150 anos: Henry Ford investiu no Brasil e no carro elétrico

Considerado o empresário do século 20, Henry Ford completaria 150 anos em 30 de julho

O legado de Henry Ford para a indústria automotiva é
indiscutível. Além de fundar a fabricante que leva o seu nome e
popularizar o automóvel como um meio de transporte, o empresário é
considerado um dos homens mais importantes do século 20. Entre avanços
como a linha de produção em movimento, Ford também foi um visionário do
carro elétrico, que atualmente é visto como o futuro do setor, e chegou a
investir milhões na Amazônia brasileira com objetivo de controlar
também a produção de borracha utilizada nos pneus de seus carros.

Ford nasceu em 30 de julho de 1863, em Dearborn, cidade
próxima a Detroit, nos Estados Unidos. Em 1896, ele conseguiu montar seu
primeiro carro com a ajuda de amigos no quintal de sua casa e trafegou
pelas ruas de Detroit. Em 16 junho de 1903, a Ford é fundada com capital
de US$ 150 mil vindo totalmente de sócios. O primeiro pedido foi de
três unidades do Modelo A, mas a montadora só se solidificou em termos
financeiros com o lançamento do Modelo T, em 1908.

O Modelo T tinha motor quatro cilindros de 2.9 l, que
desenvolvia até 20 cavalos de potência, e velocidade máxima de 75 km/h.
No lançamento, o carro custava a partir de US$ 850, mas o preço caiu
para US$ 550 em 1913, com a introdução da linha de produção em série.
Antes disso, cada unidade demorava cerca de 12 horas para ser produzida
em uma estação, onde os operários se revezavam para instalar as cerca de
3 mil peças do carro.

Com o produto se movendo ao longo de uma esteira rolante
e operários parados em seus postos, realizando o mesmo trabalho em cada
unidade, o tempo de produção do Modelo T caiu para 1 hora e 30 minutos.
Na época, a qualidade do ambiente de trabalho era precária e o
rotatividade de funcionários alta. Para tentar manter os empregados,
Ford decidiu em 1914 mais que dobrar o salário-base, de US$ 2,34 para
US$ 5 por hora, reduzindo a jornada de 9 horas para 8 horas.

Depois de dobrar o salário, centenas
de pessoas voltaram a procurar emprego na fábrica em 1914

Outra inovação nos processos industriais foi a
integração vertical da produção, que consistia em operar e coordenar
todas as etapas de produção, desde a matéria-prima. A verticalização só
foi atingida completamente em 1927 com o Modelo A. Desde 1919, Ford
detinha o controle acionário total da empresa. O empreendedor morreu em 7
de abril de 1947, aos 83 anos. Em 1999, a revista americana Forbes
imputou-lhe a alcunha de “O empresário do século”.

Carro elétrico
Antes de fundar sua montadora, Ford trabalhou com Thomas Edison, de 1881 a 1899. O inventor
americano incentivou o pupilo a criar a montadora, mas queria mesmo era
desenvolver uma alternativa elétrica ao motor a combustão. Os dois
desenvolveram por anos um modelo movido a baterias, que nunca chegou a
ser lançado. O projeto era para ser concretizado em 1914, mas foi
adiado, para o ano seguinte, e seguinte.

Em uma entrevista de 1914, Edison afirmava que o
transporte do futuro das cidades americanas seria formado por uma frota
de carros elétricos. No livro Friends, Family & Forays,
Bryan R. Ford relata que o projeto foi descontinuado depois de um
incêndio misterioso no galpão de desenvolvimento e um desentendimento
com relação ao tipo de bateria ser usado. A Ford teria investido, em
valores da época, cerca de US$ 1,5 milhão.

Brasil
O império de Henry Ford chegou ao Brasil por meio de uma plantação própria de seringueiras, na
Amazônia, com objetivo de não depender mais das importações em colônias
britânicas ou francesas para a fabricação de pneus. A investida de Ford
às margens do rio Tapajós ficou conhecida como Fôrdlândia e era um
“oásis” no meio da mata, com luz elétrica, cinema e campo de golfe,
segundo relato de Greg Grandin, no livro Fordlândia: ascensão e
queda da cidade esquecida de Henry Ford na selva (Ed. Rocco). Depois de
milhões de dólares investidos na construção de infraestrutura, o sonho
de Ford foi abandonado em 1945.

A linha de montagem em série faz parte do legado do empresário fundador da Ford

Fonte: Terra Brasil

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.