Volvo apresenta novo modelo híbrido em Pequim

S60L PPHEV é um veículo plug-in híbrido a gasolina

A Volvo vai apresentar no Salão Automóvel de Pequim o protótipo S60L PPHEV, um
veículo plug-in híbrido a gasolina. A marca sueca reuniu num só veículo
um carro elétrico, um carro híbrido e um carro de alta performance, uma
combinação de condução dinâmica e excelente economia de combustível.

Com lançamento previsto para a China no início de 2015, o S60L PPHEV
combina os 238cv do motor turbo Drive-E a gasolina com a tecnologia
híbrida plug-in. O modelo será produzido no país, na fábrica de Chengdu e
faz parte do plano da Volvo para contribuir para o desenvolvimento e
disseminação de novas tecnologias automóveis na China.

“A criação de uma motorização com 238+68cv e 350+200Nm de binário, que
combina um motor turbo a gasolina de quatro cilindros da nossa nova
família de motores Drive-E e um motor elétrico prova que o carro mais
eficiente pode ser também o mais divertido de conduzir. Esta é a nossa
motorização mais avançada tecnologicamente de sempre. Aproxima-nos da
nossa visão de oferecer automóveis com emissões zero no futuro”, referiu
Peter Mertens, vice-presidente sénior de Pesquisa e Desenvolvimento da
Volvo.

A tecnologia elétrica do S60L PPHEV é a mesma que já se encontra no Volvo V60 Plug-in Hybrid, o primeiro híbrido plug-in do mundo, um veículo que tem sido um grande sucesso nos mercados europeus.

No caso do S60L o motor diesel foi substituído por um motor turbo
Drive-E com 238cv e 350Nm de binário. Outros componentes-chave da
motorização incluem um gerador integrado de arranque ISG, colocado entre
o motor e a caixa automática de oito velocidades, e o motor elétrico de
68cv alimentado por uma bateria de iões de lítio de 11,2 kWh instalada
sob o piso da mala.

No interior o condutor pode optar por uma escolha entre três modos de
circulação, que permitem três comportamentos completamente distintos:
Pure, Hybrid e Power. No modo híbrido as emissões de dióxido de carbono
são cerca de 50 g/km, o equivalente a um consumo de combustível de
apenas 2.0l/100 km.

À distância de um simples botão o condutor também pode optar por
conduzir em modo puro elétrico (Pure), com uma autonomia de 50km. Mas se
quiser aproveitar ao máximo a capacidade dos dois motores, o modo Power
utiliza a potência combinada de 306cv e os 550Nm de binário para levar o
S60L PPHEV aos 100km/h em 5.5 segundos.

O S60L PPHEV pode ser recarregado através de uma tomada elétrica
convencional (230V) em casa ou no parque de estacionamento. O tempo de
recarga varia de acordo com a amperagem. Uma carga completa com 10A
demora 4,5 horas, enquanto que o carregamento numa tomada de 16A demora
menos de 4,0 horas.

Ao pressionar o botão AWD a tração integral elétrica é ativada e, em
vez da transferência de energia mecânica de tração nas quatro rodas
convencional, a unidade de controlo central distribui a potência entre
as rodas dianteiras a gasolina e o eixo traseiro acionado eletricamente.

O S60L PPHEV recebeu um tratamento especial, com o exterior pintado em
branco pérola cristal fosco, com detalhes contrastantes em preto ou azul
na parte inferior da carroçaria e nas jantes de sete raios. O interior
foi revestido em pele exclusiva castanha com costuras contrastantes nos
assentos, no volante, no painel de instrumentos e nos painéis das
portas.

Fonte: Autoviva (Portugal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.