Exemplo de São Paulo para o Brasil

Cidade de São Paulo

As grandes cidades sofrem cada vez mais com o aumento nos índices de
poluição. Em São Paulo não é diferente. Em 2013, de acordo com dados
divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a cidade
teve um incremento de 130 mil novos veículos, entre carros e motos, e
estabeleceu recorde de emplacamento em relação aos três anos anteriores.
Estes veículos, inclusive, são responsáveis por 90% da poluição do ar,
segundo levantamento do Instituto – Saúde e Sustentabilidade. A
população, exposta aos perigos provocados no contato com esses
poluentes, fica suscetível ao contágio de doenças, especialmente as
respiratórias.

No último mês de maio, os moradores da cidade de São Paulo
receberam uma notícia positiva em relação a este ponto. A prefeitura
sancionou o projeto de lei que incentiva o uso de veículos movidos à
energia elétrica, híbridos e a hidrogênio na capital paulista. A Lei
Municipal nº 15.997/14 prevê a devolução da parte do Imposto Sobre a
Propriedade de Veículos Elétricos (IPVA) que a cidade de São Paulo tem
direito, já que, neste caso, a arrecadação do imposto é feita pelo
governo do estado e o município tem direito a 50% da arrecadação total.
Diante disso, o proprietário que licenciar um carro elétrico ou híbrido
na cidade de São Paulo, com valor de até R$ 150 mil reais, pagará apenas
metade da taxa, além de ficar de fora do rodízio municipal. O limite do
incentivo é de R$ 10 mil e tem validade de cinco anos.

Com a iniciativa, a cidade dá um passo importante e se
antecipa ao pacote de incentivos prometido pelo Governo Federal para o
primeiro semestre deste ano, mas que ainda não saiu do papel. Este
ponto, inclusive, está sendo acompanhado de perto, e com ansiedade, por
todo o setor automobilístico e o público em geral.

Abrir as portas para os veículos elétricos, não só em São
Paulo, mas em todo o Brasil, é mais do que necessário. Além de reduzir
as emissões de gases praticamente a zero, os carros elétricos são
silenciosos e econômicos. Para se ter uma ideia, o proprietário de carro
elétrico pode economizar até 80% do que se gastaria em um veículo
convencional, abastecido à gasolina ou álcool. Além disso, são rápidos
para recarregar – o que pode ser feito no conforto de sua casa – e
possuem autonomia suficiente para percorrer trajetos que, normalmente,
uma pessoa faz num dia, dentro da cidade.

Paralela à questão do IPVA aprovada na capital paulista, já
pensando na questão estrutural aos veículos elétricos, estão os avanços
em infraestrutura, como os postos de recarga, considerado ponto
estratégico para o setor. Estes postos, inclusive, podem se tornar
obrigatórios em áreas públicas, sendo as concessionárias de energia
responsáveis por prover o serviço. A medida foi proposta em projeto de
lei recentemente aprovado no início de abril pela Comissão de
Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, e agora segue para
apreciação do Senado.

É necessários ampliar cada vez mais as discussões sobre a
importância dos veículos elétricos nas cidades, exaltar seus atributos,
suas vantagens e desafios que ainda o rodeiam. Também é fundamental
difundir Iniciativas como o Salão Latino-Americano de Veículos
Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias – que, pela 10ª vez, receberá
na cidade de São Paulo, a exemplo do que observamos na Copa do Mundo,
visitantes de várias partes do mundo para acompanhar a exposição e o
congresso.

A iniciativa, que é realizada em um momento oportuno de
discussões sobre os veículos elétricos no Brasil, pretende desmistificar
mitos, mostrar tendências, estimular o mundo acadêmico e, o mais
importante, mostrar que os veículos elétricos no país são parte
integrante de um futuro promissor.

(Ricardo Guggisberg é diretor do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias)

Fonte: Diário da Manhã

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