Mercedes-Benz confirma começo de testes com caminhão elétrico

Modelo de veículo de grande porte que se utiliza de energia elétrica para movimento será testado por clientes na Europa.

A Mercedes-Benz anunciou esta semana que pretende começar, nas próximas semanas, o teste com o seu modelo de caminhão elétrico pesado, chamado EActros. De acordo com a montadora, a ideia central é permitir com que o veículo comece a ser colocado em prova nas rodovias da Europa, sendo que os testes serão feitos pelos clientes da montadora, grandes empresas de transporte.

A montadora confirmou que dez unidades do veículo serão disponibilizadas para que as companhias realizem os testes, sendo que eles estarão em duas versões diferentes, uma com capacidade total para 18 toneladas e outra versão com capacidade para 25 toneladas.

A montadora afirma que este é um passo que está sendo considerado importante e fundamental para o futuro da companhia, uma vez que o caminhão vai permitir com que os modelos passem a ser conduzidos sem grandes impactos ambientes. Além disso, outro ponto destacado do caminhão elétrico é o seu silêncio quando comparado com os modelos tradicionais.

Para entender realmente como o caminhão elétrico vaia acabar se comportando no dia a dia de utilização, a Mercedes tomou cuidado para selecionar somente transportadores que trabalham em diferentes áreas, desde alimentos e materiais de construção até matérias-primas. O período de testes será de 1 ano.

Um dos principais destaques do conjunto mecânico apresentado pela Mercedes-Benz para o seu caminhão elétrico é o sistema de propulsão que conta com dois motores elétricos que são localizados junto aos cubos de roda do eixo traseiro. Estes motores possuem refrigeração líquida e operam a uma voltagem nominal de 400 volts.

Os motores elétricos que foram instalados no caminhão possuem a capacidade de gerar 125 kW de potência cada um, com torque máximo individual de 485 Nm. As reduções de engrenagem convertem esse torque para 11.000 Nm cada. O desempenho esperado e prometido para o caminhão é o de rodagem equivalente ao de um caminhão com motor a diesel.

[Fonte: Salão do Caminhão]

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