Mercedes-Benz EQA chegará em 2020 e será fabricado na França

O esperado Mercedes-Benz EQA será o modelo que ocupará o lugar de acesso à família de carros elétricos EQ que a marca da estrela está trabalhando. Em não muito tempo surgirá o primeiro modelo de produção, o Mercedes-Benz EQC (um SUV), cuja apresentação está agendada para o próximo mês de outubro durante o Salão de Paris 2018.

Antecipado através do Mercedes-Benz EQA Concept apresentado durante o Salão de Frankfurt 2017, o futuro EQA será um compacto de carroceria tipo hatchback de cinco portas. Seu lançamento está anunciado para o ano de 2020 e foram revelados novos detalhes, como por exemplo, a localização da planta onde será fabricado. A produção do Mercedes-Benz EQA acontecerá na França, mais concretamente em Hambach, onde já é fabricado o Smart EQ ForTwo, a versão totalmente elétrica do pequeno alemão.

A versão de produção do Mercedes-Benz EQA Concept utilizará a nova plataforma EVA, uma arquitetura desenvolvida especificamente pela Mercedes-Benz para seus carros elétricos de bateria. Além disso, suas características permitem que os veículos que façam uso dela possam compartilhar a linha de montagem com os modelos regulares da marca, como o Mercedes-Benz GLA e a nova geração do Mercedes-Benz A Class.

A plataforma EVA foi concebida para suportar uma configuração de tração dianteira, traseira ou total, e para veículos propulsionados por um ou vários motores elétricos. O pacote de baterias estará instalado em um fundo plano na parte inferior do veículo. Em suma, uma plataforma projetada especificamente para carros de mecânica totalmente elétrica.

Os membros que integrarão a família Mercedes-Benz EQ mostrarão uma imagem que se caracterizará por alguns traços diferenciadores. Apesar de serem dois tipos de veículos distintos, o futuro Mercedes-Benz EQA seguirá a esteira do novo EQC que será apresentado em apenas alguns meses. A combinação de detalhes exteriores em preto com o novo desenho das ópticas e os traços em cor azul fazendo referência à sua mecânica serão a tônica habitual.

Outro dos pontos importantes do Mercedes-Benz EQA será o seu tamanho. Contará com uma longa distância entre-eixos e vãos curtos e será mais longo que a nova geração do Mercedes-Benz A Class. Lembrando que o renovado compacto da Mercedes-Benz apresenta um comprimento de 4.419 mm. Além disso, o habitáculo do EQA também será mais espaçoso graças ao seu entre-eixos. Tudo isso tendo em conta o segmento em que se atuará esse carro elétrico.

Em relação à parte mecânica, o Mercedes-Benz EQA utilizará dois motores elétricos. Um situado debaixo do capô, enquanto que o outro estará integrado no eixo traseiro. De maneira combinada produzirão uma potência de 272 cv, o que lhe permitirá acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos. Terá uma configuração de tração total e o pacote de baterias de íons de lítio de 60 kWh lhe dará uma autonomia de 400 quilômetros. O Mercedes-Benz EQA poderá ser recarregado de maneira tradicional ou mediante indução.

[Fonte: PlanetCarsZ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.