Moto elétrica criada por startup aprende com piloto

Anunciada no início do ano na Índia, a scooter Flow da 22 Motors já teve todas as suas unidades vendidas. Autonomia é de 80 km.

Uma startup indiana criou uma scooter elétrica 100% conectada com a internet. Trata-se da Flow, que é produzida pela 22 Motors. Lançado no Salão de Veículos da Índia no início do ano, o modelo aprende com o estilo de condução e rota do proprietário. Todas as primeiras unidades já foram vendidas.

A moto conta com um sistema inteligente de navegação que aprende como o condutor pilota e por onde ele costuma trafegar. Isso gera dados, como uso da bateria, diagnósticos e métricas para que o condutor possa conseguir o melhor desempenho da moto. As rotas são salvas e também podem funcionar como um meio de rastrear o modelo. Ele alerta ao proprietário quando há algum desvio no trajeto habitual.

Propulsor
A moto é equipada com uma bateria de íons de lítio que tem autonomia para 80 km, podendo receber mais uma e alcançar 160 km. A scooter conta com um motor elétrico da marca Bosch que gera 2,1 kW no eixo traseiro. O propulsor garante uma velocidade máxima de 60 km/h.

O desemprenho é o suficiente para a circulação em centros urbanos, onde o trânsito muitas vezes impede o desenvolvimento de velocidades superiores a isso, como é o caso da cidade de Nova Délhi, na Índia.

Além do GPS, a moto chama atenção pela tecnologia empregada nos pequenos detalhes. Freios, por exemplo, utilizam uma tecnologia para aproveitar a energia gerada em frenagens. Essa carga retorna para as baterias e aumenta a autonomia da scooter. Além disso, a Flow conta com pneus sem câmara, bateria protegida por caixa à prova d’água, iluminação em LEDs (farol e lanterna) e painel 100% digital.

A inovação explica o motivo de a 22 Motors já ter conseguido vender, de maneira antecipada, todas as unidades da scooter colocadas à venda por 75 mil rúpias indianas, cerca de R$ 4.300.

[Fonte: O Dia]

Um comentário em “Moto elétrica criada por startup aprende com piloto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.