Moto elétrica Manx7 passa das corridas na Ilha de Man para a estrada

O Manx TT, que todos os anos tem lugar na Ilha de Man, é uma das mais antigas e emblemáticas provas de motociclismo do mundo. Realizada em estrada aberta, esta corrida é mais perigosa que qualquer prova de MotoGP disputada em todo o mundo. Mas continua a ser um lugar de inovação, pelo que o perigo é justificado. O Manx TT tem até uma divisão para motos elétricas, cada vez mais relevantes no mercado, pelo que o construtor belga Saroléa resolveu passar no seu protótipo Manx7 das competições para as estradas do mundo real.

A marca belga foi fundada em 1850 e continuou em atividade até 1973, pelo caminho conquistando os corações de várias gerações de motociclistas, tanto na estrada como nas pistas. Em 2010, a marca foi ressuscitada por dois entusiastas das duas rodas, os irmãos Robbens, cujo tio-avô foi piloto da marca nas competições no passado. Por isso, desde o início quiseram demonstrar as suas capacidades como engenheiros correndo na Ilha de Man. Desde então, transformaram aquilo que aprenderam na prova britânica numa moto capaz de andar na estrada só com potência elétrica.

Moto elétrica Manx7

O segredo para fazer uma moto interessante para a estrada é o baixo peso, para poder compensar o peso elevado das baterias elétricas. Neste caso, a Saroléa criou uma moto leve, que pesa apenas 217kg, graças ao uso intensivo de fibra de carbono no chassis e na carroceria. De série, está disponível com uma bateria de 14 kWh, que garante uma autonomia de 230km e um tempo de carga de 20 minutos até 80%, mas também estão disponíveis baterias de 18 e 22 kWh, esta última com uma autonomia de 330km.

A bateria fornece energia a um motor elétrico com 120 kW (163 cv) de potência, comparável ao de qualquer superbike com motor em redor dos 1000 cc, mas com um binário de 450 Nm (o mesmo que um motor Diesel de 3000 cc), para uma resposta instantânea do acelerador, continuando a acelerar até aos 240km/h. Com estas características, não é por acaso que a Saroléa pede 43 mil Euros por uma Manx7, com uma entrada de 5000 Euros, que pode ser encomendada através do site da marca.

[Fonte: Motor24]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.