Conheça a Bolid-E, moto elétrica controlada por um Smartwatch

Desenvolvido pela Energica em parceria com a Samsung, conceito prevê interação total com Galaxy Watch e usa dois celulares no lugar dos espelhos retrovisores.

Famosa pelas motos elétricas de alto desempenho, a empresa italiana Energica – que vai fornecer as motocicletas da MotoE, nova categoria do Mundial de Motovelocidade em 2019 – uniu forças com a gigante dos smartphones Samsung para criar o conceito Bolid-E, apresentado no Salão de Milão 2018, que terminou em 11 de novembro.

O conceito de moto elétrica Bolid-E incorpora o projeto “Smart Ride” (passeio de moto inteligente, em tradução livre), desenvolvido em parceria com a Samsung. A moto foi escolhida para demonstrar algumas tecnologias avançadas que focam no futuro da mobilidade em duas rodas.

Uma das tecnologias desenvolvidas no projeto Smart Ride é o uso de câmeras de alta definição em vez de espelhos retrovisores convencionais. Há câmeras integradas na parte dianteira e traseira da Bolid-E. A visualização ao vivo é então alimentada para dois dispositivos Samsung Galaxy da linha A, montados como “espelhos inteligentes”.

Além de mostrar a visão traseira em tempo real como um espelho retrovisor, os monitores duplos também funcionarão como um dispositivo HUD. Usando a câmera frontal, eles poderão analisar e destacar obstáculos e perigos na estrada à frente do condutor.

Os espelhos também podem funcionar como câmeras de ação, permitindo que o motociclista assista aos momentos emocionantes do passeio ou de uma volta na pista.

Moto Elétrica Energica Bolid-E
Moto Elétrica Energica Bolid-E

Relógio é a chave
Outra nova tecnologia desenvolvida com a Samsung é a incorporação da conectividade Bluetooth e NFC entre a Energica Bolid-E e o novo Samsung Galaxy Watch.

No conceito Bolid-E, o Galaxy Watch funciona como uma espécie de dispositivo de desbloqueio inteligente, mais ou menos como uma Smart Key, presente em algumas motocicletas de Honda, BMW e Ducati. Além do relógio do proprietário, que pode ser usado para desbloquear e ligar a moto, as permissões podem ser concedidas a outros relógios.

Seria como emprestar as chaves da sua moto a um amigo. O Samsung Galaxy Watch também pode ser usado para localizar o Bolid-E em um estacionamento – como se fosse possível perder uma moto tão inusitada como essa.

As empresas também desenvolveram um aplicativo dedicado para oferecer mapeamento ao vivo e enviar dados de telemetria para o telefone do motociclista. Dados como a distância percorrida, velocidade média, carga da bateria, entre outras informações, podem ser acessadas a qualquer momento no app.

“Na Samsung, sabemos que a inovação pode desempenhar um papel fundamental, pois permite projetos revolucionários com impacto direto na vida cotidiana. Esta é exatamente a razão pela qual estamos comprometidos em continuar explorando novos setores, onde as ideias podem ser transformadas em projetos reais, graças à tecnologia”, afirmou Francesco Cordani, diretor de marketing e comunicação da Samsung Italia.

Baseada na Eva EsseEsse9 da Energica, uma naked elétrica que já está à venda, a Bolid-E, entretanto, ainda é apenas um conceito desenvolvido em parceria com a Samsung Electronics Italia. O objetivo das duas empresas com a criação foi demonstrar como seria uma moto elétrica do futuro e como se combinaria com a tecnologia móvel.

Moto Elétrica Energica Bolid-E
Moto Elétrica Energica Bolid-E

[Por: Gabriel Carvalho | Fonte: Moto.com.br]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.