Atlis XT: Uma nova picku-up elétrica entra em cena

A Atlis Motor é uma jovem empresa fundada em 2016 que busca achar seu espaço na indústria automobilística. A massificação do carro elétrico e o esperado papel protagonista que terá a eletrificação, permitirá que novos atores entrem em cena. Isso pelo fato de que o projeto, desenvolvimento e produção de um veículo elétrico de bateria difere em grande medida de um que seja propulsionado por um motor de combustão interna.

Embora o projeto pareça encontrar-se ainda em uma fase muito inicial, a Atlis já anunciou o seu primeiro modelo que chegará ao mercado no início da próxima década. Trata-se do novo Atlis XT, uma pick-up totalmente elétrica que apontará diretamente a modelos como o Rivian R1T e o Bollinger B2. As características técnicas do Atlis XT indicam ser realmente otimistas. Já que em sua versão mais completa será capaz de anunciar uma autonomia superior aos 800 quilômetros.

Além de contar com uma autonomia dificilmente igualável por outros carros elétricos de bateria, outra das chaves do novo Atlis XT será sua capacidade de reboque, podendo puxar até 15.875 kg. Não é nada mal. Sua carga útil se situará nos 2.267 kg que também não é nada mal, sendo que a zona de carga também é ampla. O Atlis XT é maior que a mencionada pick-up da Rivian.

Pick-up Atlis XT

O novo Atlis XT poderá ser configurado com dois tipos de cabines, uma delas pensada para que quatro passageiros (2+2) viajem com total comodidade. A linha contará com diferentes pacotes de baterias, e embora não tenha entrado em detalhes, a Atlis confirmou a autonomia que será oferecida por cada uma das três versões disponíveis: 483, 644 e 804 quilômetros respectivamente. A empresa destaca também que a carga da bateria poderá ser completada em somente 15 minutos, mas não deu detalhes sobre a tecnologia que equipará.

Essa pick-up elétrica é sustentada pela plataforma XP, projetada pela Atlis e é propulsionada por quatro motores elétricos (cada um atuando sobre uma das rodas), de modo que conta com uma configuração de tração total. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 5 segundos. Inclusive transportando a carga máxima permitida pode realizar o mesmo sprint em cerca de 20 segundos.

Seu design exterior transmite uma imagem musculosa e forte. Denota ser um veículo capaz de desenvolver-se com soltura longe do asfalto da grande cidade. Sua frente é a parte que transmite uma maior personalidade.

Interior da pick-up Atlis XT

Em relação ao seu interior, o que primeiro chama a atenção é a configuração do console central e a pequena quantidade de controles convencionais. Conta com um quadro de instrumentos totalmente digital e uma tela táctil para utilizar o sistema de infotainment. Carece de espelhos retrovisores convencionais. Em seu lugar foram instaladas câmeras digitais cuja imagem é projetada em cada um dos extremos da instrumentação.

Como é habitual nesses casos, se finalmente o projeto chegar a bom porto, será preciso esperar um bom tempo para ver o novo Atlis XT no mercado. O fabricante americano espera poder lançar sua pick-up elétrica em algum momento do ano de 2020. Portanto, por enquanto se desconhece qual será seu preço e quando será aberto o livro de pedidos.

[ Fonte: PlanetCarsZ ]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.