A volta do Mini Clássico, mas agora 100% elétrico

Chama-se Swindon Powertrain e trata-se de uma empresa especializada em motores de alto desempenho. Iniciou suas atividades em 1971 e em um primeiro momento era especializada na manutenção de motores de Fórmula 1 durante a década de 70 e início de 80. Atualmente é especializada no desenvolvimento de motores e agora empreende uma nova jornada com a anunciada fabricação de uma versão elétrica do MINI clássico.

Esse MINI Classic E foi apresentado a Theresa May, primeira ministra britânica, durante a celebração no Reino Unido do congresso mundial Zero Emission.

Em princípio, conforme afirma a Swindon Powertrain, o projeto já conta com o financiamento necessário e tratará de oferecer um motor elétrico para ser acoplado no MINI clássico, criando um conceito parecido ao que já oferece a Jaguar com o E-Type.

Por enquanto se conhecem alguns detalhes desse projeto, que foi adiantado pelos britânicos da Auto Express. Assim, o MINI Classic E tem uma autonomia de 125 milhas – cerca de 200 quilômetros – e um preço por volta de 79.000 libras – pouco acima dos 380.000 reais. Para realizar essa conversão é necessário substituir o motor a gasolina, transmissão e o tanque de combustível, o que permitirá ganhar 200 litros de espaço para o porta-malas.

Mini Classico Elétrico da Swindon Powertrain
Mini Classico Elétrico da Swindon Powertrain

No espaço original se acopla então um motor elétrico com cerca de 110 cv, com baterias de 24 kWh e uma tomada de carga no lugar da tampa de combustível. Esse bloco significa um sobrepeso de 80 quilos ao leve MINI convencional (720), mas segundo a Swindon Powertrain o desempenho não será comprometido. Já estão confirmadas uma velocidade máxima de 80 milhas por hora – um pouco menos de 130 km/h – e uma aceleração de 0 a 100 em 9.2 segundos.

Além do motor, também há mudanças no sistema de suspensão e freios, assim como uma calefação também para os bancos, agora de couro, e para os vidros dianteiro e traseiro. Por último, o carro está disponível com uma oferta de 6 cores para a carroceria, que inclui um completo tratamento anticorrosivo.

A Swindon Powertrain oferece alguns opcionais, como vidros dianteiros elétricos, fecho centralizado, direção assistida elétrica, ar condicionado, um teto de tecido de acionamento automático e um moderno sistema multimídia com Apple CarPlay e Android Auto.

Já estão sendo aceitos pedidos do MINI Classic E, mas serão produzidos somente 100 unidades. Cada modelo oferece uma garantia de um ano.

[Fonte: PlanetCarsZ]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.