Novo eQooder. Moto elétrica ou scooter elétrico?

A Quadro Vehicles acaba de anunciar uma versão elétrica de seu popular Qooder de quatro rodas no Salão de Genebra. O eQooder desfoca a linha entre motos e veículos elétricos.

A suíça Quadro estabeleceu uma parceria com a Zero Motorcycles para desenvolver o eQooder.

Para alimentar o eQooder, a Zero forneceu seu motor Z-Force 75-7.

Até o lançamento, no mês passado, da nova moto elétrica SR SR/F e do motor 75-10, o 75-7 era o motor mais potente produzido pela fabricante de motos elétricas da Califórnia. Ele fornece até 45kW (60 hp) e 110Nm de torque máximo para o eQooder. Isso faz com que o eQooder seja mais potente que um grande número de max-scooters. Segundo a empresa:

“Comparado a um motor a combustão, o desempenho do motor elétrico do eQooder é igual a um deslocamento de 650cc. Além disso, o torque do eQooder é três vezes mais potente que o do Qooder de 400cc”.

Além disso, o eQooder possui uma bateria modular de 10,8kWh também fornecida pela Zero. A bateria tem um tempo de recarga de 6 horas. A empresa alega que o eQooder tem capacidade de bateria suficiente para viajar 150km em uma única carga.

eQooder – Scooter elétrico ou Moto Elétrica?

O eQooder vem com dois modos de energia, Eco e Sport, bem como um terceiro modo que é personalizável pelo usuário através de um aplicativo de smartphone. A Quadro fez parceria com a evway, um aplicativo que suporta pilotos de veículos elétricos. Juntos, eles ativaram o aplicativo eQooder para mostrar um mapa conveniente de todos os locais de carregamento nas proximidades.

O eQooder também inclui uma marcha à ré, que pode ser útil para manobrar a scooter de quatro rodas.

O design exclusivo do eQooder exige que o motor da Zero seja acoplado a um diferencial mecânico como um carro típico de quatro rodas. Isso proporciona ao eQooder uma movimentação suave nas rodas traseiras. O sistema também é equipado com controle de tração traseira duplo para garantir aderência adequada e segurança ideal.

Ao contrário de um carro de quatro rodas, porém, o eQooder se inclina em curvas e lida com agilidade como uma scooter ou moto.

O eQooder será lançado em dezembro de 2019 no mercado europeu. Compradores ansiosos já podem fazer um depósito de €5.000 para adquirir o veículo no do site Quadro. O preço total do veículo ainda não foi revelado.

Curiosamente, a Quadro está oferecendo aos detentores de reservas uma locação de longo prazo de um Qooder a gasolina padrão, enquanto esperam que o eQooder inicie as entregas. Esse aluguel custará €190 por mês.

O eQooder se junta a uma pequena lista de outras scooters elétricas do tipo maxi, como a BMW C-Evolution.

[Via: electrek.co]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.