O novo carro elétrico Piëch Mark Zero promete carga de baterias em menos de 5 minutos

A Piëch Automotive é uma fabricante de automóveis alemã-suíça, sediada em Zurique e Munique. Há três anos e meio, os fundadores e proprietários da Piëch Automotive, Toni Piëch e o copresidente-executivo e diretor de Criação Rea Stark Rajcic tiveram a ideia de desenvolver uma arquitetura de veículos nova e flexível. O primeiro carro que criaram foi o Piëch Mark Zero, um veículo que transporta a fascinação por carros esportivos para a era do carro elétrico. O carro será exibido pela primeira vez no Salão do Automóvel de Genebra de 2019.

Graças à colocação das baterias (uma no túnel central, as demais no eixo traseiro), a distribuição do peso e a direção devem ser similares aos de um carro esportivo convencional com motor à combustão. Em contraste com a colocação predominante sob o assoalho, isso possibilita uma posição baixa do assento, típica de um carro esportivo, bem como uma direção precisa, proporcionando ao motorista retorno imediato. O copresidente-executivo da Piëch sumariza as exigências do produto para o novo Piëch Mark Zero dessa maneira: “Desenvolvemos um carro esportivo que nós mesmos gostaríamos de comprar e conversamos por muito tempo com muitos entusiastas sobre o que estava faltando no mercado. Queríamos oferecer um clássico moderno que não estivesse sujeito aos ciclos de consumo. O motorista desse carro esportivo deve desfrutar de todos os minutos que passar no carro”.

Desempenho esportivo e carga rápida – 80% em 4m40s
O Piëch Mark Zero é um GT elétrico com autonomia para 500 km, de acordo com o WLTP. O tipo especial de célula dificilmente esquenta durante as fases de carga ou descarga. Correntes elétricas significativamente mais altas podem fluir enquanto a temperatura das células aumenta apenas marginalmente. Além da carga CSC convencional, o modo de carga rápida viabiliza um tempo de carga sensacionalmente baixo de apenas 4m40s para atingir 80% da capacidade da bateria, com uma taxa de recuperação excepcionalmente alta. Por causa do aquecimento reduzido, as baterias podem ser resfriadas por ar apenas. Isso contribui para uma redução geral do peso de cerca de 200 kg, resultando em um peso total do veículo de menos de 1.800 kg. No eixo frontal, um motor assíncrono gera 150 kW, enquanto no eixo traseiro, dois motores assíncronos geram 150 kW cada um, garantindo a sensação típica do carro esportivo.

A parceira de bateria da Piëch Automotive é o DESTEN Group Ltd., sediado em Hong Kong, China, com um centro de pesquisa e desenvolvimento em Qingdao, China. A DESTEN oferece célula inovadora e pacotes de bateria com tempos de carga extremamente curtos e com baixo desenvolvimento de temperatura. Agora a DESTEN quer lançar sua bateria e célula, com a competência que ganhou no setor de consumo, na indústria automobilística.

Carro elétrico Piëch Mark Zero
Carro elétrico Piëch Mark Zero

A infraestrutura de carga necessária é fornecida pela Qingdao TGOOD Electric Co. Ltd., de Qingdao, China, e Hong Kong, China. O grupo de empresas foi fundado em 2004 por engenheiros chineses e alemães. A empresa está registrada na bolsa de valores de Shenzhen, China, e é líder de mercado em soluções de eHouse. A TGOOD opera 210.000 estações de carga em mais de 300 cidades.

Piëch diz: “Estamos orgulhosos por haver encontrado duas parceiras tão fortes e inovadoras. Junto com nossas parceiras, estamos abertos à cooperação, seja para nossa nova arquitetura modular de veículo ou para células inovadoras de bateria ou ainda para infraestrutura de carga”.

A equipe permanente de especialistas tem uma grande experiência em vários setores da indústria, tendo trabalhado para renomadas fabricantes de automóveis no mundo. Junto com cerca de 200 empregados externos, a equipe projetou uma plataforma modular para o veículo, que possibilita o desenvolvimento de uma variedade de carrocerias e variantes de sistemas de direção.

Graças ao conceito modular, os veículos fabricados pela Piëch Automotive podem ser mantidos atualizados por um longo período de tempo, porque tanto o software quanto o hardware (como, por exemplo, os blocos de células de baterias) podem ser atualizados ou substituídos conforme necessário. Ao mesmo tempo, a estrutura modular possibilita uma ampla escolha de sistemas de acionamento: motor de combustão interna convencional, tipos diferentes de híbridos, acionamento totalmente elétrico ou células de combustível – todos esses sistemas de acionamento podem ser implementados com o uso da mesma arquitetura do veículo. Em um próximo passo, a estrutura modular também será oferecida a outras fabricantes em negócios de B2B.

Três tipos de veículos estão em planejamento: um de dois assentos, um de quatro assentos e um SUV esportivo. Outros conceitos, como conversíveis e camionetes, também são concebíveis.

A produção será realizada em cooperação com parceiras experientes, com uma longa história de sucesso estabelecida em fabricação por contrato. O Piëch Mark Zero será desenvolvido e produzido estritamente dentro dos padrões de qualidade alemães. A decisão sobre parceiras de fabricação será anunciada em um próximo estágio.

Especificações do Piëch Mark Zero*:

Dimensões:
– Comprimento: 4,43m
– Largura: 1,92m
– Altura: 1,25m (com/sem espelhos laterais)
– Peso: Menos de 1.800 kg
– Distância entre eixos: 2,62m

Desempenho:
– Rendimento do sistema: Eixo frontal: um motor assíncrono gera 150 kW
– Eixo traseiro: dois motores assíncronos (mecanicamente desacoplados) geram 150 kW cada um.
– Aceleração: 0 a 100 km/h em 3,2 segundos
– Velocidade máxima: 250 km/h

* Especificações são valores visados do projeto

[Via: Agência EFE]

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